Assis recebe o Circuito Sesc de Artes, com show de Ana Cañas cantando Belchior
No sábado dia, 20 de agosto, a cidade de Assis recebe o ‘Circuito Sesc de Artes’, evento que conta com apresentações de música, circo, teatro, dança, literatura, artes visuais e tecnologias.
A programação toda ocorre no estacionamento da ‘Praça Walter Mansolelli’, das 16h às 21h.
De acordo com o secretário de Cultura, Emerson Gonçalves, o evento será gratuito e aberto ao público, que pode prestigiar, por exemplo, o show de Ana Cañas cantando grandes sucessos de Belchior (1946-2017). “A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que a artista faz na obra do cantor e compositor cearense” comenta.
“O objetivo do evento é democratizar o acesso às artes, nas mais variadas linguagens, e estimular o uso dos espaços públicos para convívio, troca de experiências e aprendizados” explica a gerente do Sesc Thermas de Presidente Prudente, Fabíola Gaspar das Dores.
A programação completa, com todos os roteiros do Circuito Sesc de Artes está disponível no link: www.sescsp.org.br/circuitosescdeartes
Confira as sinopses de todas as ações que ocorrem no estacionamento da Praça Walter Mansolelli, das 16h às 21h, no dia 20 de agosto (sábado):
Artes Visuais e Tecnologias
Rotoscopia Analógica
Giroscópio Filmes (SP)
A oficina ensina a rotoscopia, técnica de animação em que, numa mesa de luz, os participantes redesenham trechos capturados de filmes. À medida que cada quadro é finalizado e fotografado, ele é acrescentado a uma timeline que, aos poucos, se transforma em uma animação.
Circo
Esquadrão Bombelhaço
Circo Teatro Palombar (SP)
Baseado em desenhos animados, o espetáculo sem falas acompanha um batalhão de bombeiros palhaços que tentam apagar um incêndio utilizando técnicas de acrobacias e malabarismos. O Circo Teatro Palombar também fará uma vivência de comicidade física, com quedas, tombos e tropeções, além de um cortejo antes da apresentação.
Dança
Desbunde Geral
Coletivo Desvelo (SP)
Na performance, os artistas são acompanhados por uma musicalidade ritmada que gera em seus corpos, possibilidades de diálogo com a rua e com o seu entorno. A partir da permanência da vida de corpos e identidades dissidentes, o grupo transita entre as resistências afro referenciadas, o brilho e o orgulho LGBTQIA+ e a Era de Aquário.
Literatura
Telhado de Histórias
Grupo Raconto (SP)
Em uma tenda lúdica, com telhado de fitas e bolsos repletos de livros, as crianças são estimuladas à leitura pelos mediadores do Grupo Raconto. Elas conhecem diferentes histórias e refletem sobre elas, trocando impressões depois da leitura, além de explorarem o inusitado espaço.
Música
Ana Cañas canta Belchior
Vários sucessos de Belchior (1946-2017), como as músicas ‘Alucinação’, ‘Sujeito de Sorte’, ‘Coração Selvagem’ e ‘Como Nossos Pais’ fazem parte do setlist do show. A apresentação, que carrega emoção, celebração e visceralidade, é um mergulho que Ana Cañas faz na obra do cantor e compositor cearense.
Teatro
A Cruzada dos Corações Puros (ou Quem inventou a guerra?)
Cia. Variante (SP)
Um grupo de crianças faz uma expedição para encontrar o autor de ‘A História Mundial’, que narra acontecimentos marcantes da humanidade. No caminho, os pequenos expõem sentimentos e peculiaridades. A peça é inspirada no poema ‘A Cruzada das Crianças’, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht (1898-1956).
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA