Assis sedia o I Seminário de Ações Terapêuticas com usuários de substâncias psicoativas em cumprimento de pena

 

O Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria da Administração Penitenciária, autorizou a realização do I Seminário de Ações Terapêuticas com usuários de substâncias psicoativas em cumprimento de pena. Evento realizado pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, com apoio do Conselho Municipal sobre Drogas (Comud Assis/SP), na cidade de Assis/SP, no dia 20 de agosto, das 8 às 17 horas, no Auditório Antonio Merisse (Unesp).

Com o Auditório completamente lotado, na abertura do evento, o Dr. Adugar Quirino do Nascimento Souza Junior, juiz da Vara de Execuções Criminais fez a abertura do evento e discorreu sobre o tema, seguido do Dr. Mauro Rogério Bittencourt – coordenador de Reintegração Social e Cidadania no Estado de SP. Falaram também as autoridades, Roberto Medina da Coordenadoria de Unidades Prisionais, Dr. Ivan Esperança Rocha Diretor da Unesp local, e Claudia Rosa – psicóloga – presidente do Comud/Assis/SP.

Às 10 horas foi feito uma Mesa Redonda com a temática: A Lei de drogas e a reinserção social de Usuários e Dependentes. Com o Dr. Fabio José Vasconcelos – juiz em Tupã/SP, Márcia Antonietto – diretora do Departamento de Penas e Medidas Alternativas, Liamar Aparecida dos Santos – professora do Curso de Psicologia da Unesp e como mediadora a mesa redonda teve a competência da Dra Isaura Paris Cabanilla Tadioto.

No período vespertino, foram apresentados alguns projetos que estão em andamento, que atende a proposta de ações terapêuticas com usuários de substâncias psicoativas em cumprimento de pena, entre eles: O Projeto de Prevenção as drogas na Unidade Prisional de Assis, pela Sra. Elisa Malacrida e Nivaldo dos Santos.

O projeto “Uma medida para a vida” foi apresentado pela Assistente Social Débora Ribeiro de Lima, e o Projeto da Comunidade Restauração foi apresentado pelo Sr. Fernando da Silva Joaquim.

Rosecler Aparecida Ferreira, responsável pelo Projeto “Roda Comunitária” discorreu sobre sua execução na cidade de Presidente Prudente.

Valmir Dionizio e Aparecida Trevelin falaram sobre o Projeto da Associação Assisense de Amor-Exigente, desenvolvido em Assis/SP a mais de 17 anos, e que atualmente tem recebido usuários de substâncias psicoativas em cumprimento de pena, para freqüentar as reuniões do grupo e receber orientações sobre sua reinserção social com qualidade de vida.

Ao final, com a presença de um expressivo número de pessoas interessadas no assunto, houve abertura para perguntas e entrega dos certificados.