Assis terá 10 praças com internet gratuita ainda neste ano
Até o final de 2018, Assis deverá ser uma cidade mais conectada. Segundo o gestor de tecnologia da Prefeitura de Assis, Adriano Romagnoli, a meta é que até novembro haverá wi-fi para a população em 10 pontos estratégicos da cidade de 104 mil habitantes e localizada a 436 km de São Paulo.
O Parque Buracão será o primeiro a se tornar digital, conforme o cronograma a partir de 1º de julho quando Assis comemora 113 anos. “O wi-fi público como estratégia é levar o serviço público perto da casa das pessoas”, comenta Romagnoli sobre o Assis Digital, projeto lançado ano passado com o objetivo de melhorar o atendimento à população através de investimentos em tecnologia. O portal do programa na internet oferece uma série de serviços à população como emissão de documentos e solicitações de reparos na iluminação pública e limpeza de terrenos.
Além da inclusão digital, segundo o diretor, o Assis Digital também abrange o eixo voltado para a infraestrutura tecnológica do Município, com a meta de migrar a conexão atual entre os prédios públicos via rádio pela fibra óptica, visando atender com melhor qualidade o processo eletrônico que vem sendo adotado. Aliás, a gestão eletrônica de documentos no Município é também reflexo do resultado positivo que começou na Câmara de Vereadores. Atualmente, toda tramitação de documentos entre as secretarias e Legislativo Municipal é feita via internet. “Isso foi uma revolução. Nosso mote é justamente essa integração dos poderes Executivo e Legislativo”, observou.
No caminho da informatização, Assis passa também a fomentar o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação no contexto regional ao sediar o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, evento que será realizado em parceria com a Rede Cidade Digital (RCD) na terça-feira, 15, na Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA).
Gratuito para gestores públicos, o Fórum contará com a presença dos prefeitos de Ourinhos, Lucas Pocay, de Santa Cruz da Esperança, Dimar de Brito, e de Tarumã, Oscar Gozzi, que compartilham as ações em andamento em suas localidades. Participam também empresários e representantes do governo do Estado para tratar de soluções de mercado e políticas públicas, respectivamente. “Esse evento é fundamental para troca de experiências e destaca a tecnologia como vantagem e não custo para os municípios”, completa Romagnoli.
Assis, que será sede do I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista, que reunirá prefeitos e gestores na próxima semana, investe em tecnologia para agilizar os processos internos e facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços online.
As inscrições para o I Fórum de Cidades Digitais do Oeste Paulista podem ser feitas pelo http://forum.redecidadedigital.com.br.
A iniciativa tem o patrocínio ouro da 1DOC e da Engemap, prata da Service Security e apoio da Smart Matrix, PONTO ID e do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap). Fonte: Divulgação