Astronauta brasileiro cai no samba em sua terra natal: ‘Honra muito grande’

 

O astronauta brasileiro será homenageado na passarela do samba neste sábado (6) em Bauru(SP), sua cidade natal.  A missão espacial que Marcos Pontes participou completa 10 anos em 2016 e a escola de samba Mocidade Unida da Vila Falcão decidiu homenagear a missão Centenário, que recebeu esse nome em homenagem aos cem anos do primeiro voo de Santos Dumont com o 14-Bis.

“A primeira missão espacial brasileira foi um marco dentro da história do Brasil e do programa espacial brasileiro e para mim, poder ter participado foi uma honra muito grande, assim como ser lembrado, não por causa de mim, mas certamente por causa da missão, durante o carnaval deste ano durante a comemoração dos 10 anos daquele voo. Então é uma honra muito grande participar”, afirma Marcos.

Sem muito samba no pé, Marcos já desfilou em escolas de samba de São Paulo e Rio de Janeiro e desta vez vai sair no carro alegórico que lembra sua viagem ao espaço. “Em termos de samba eu sou mais ou menos entre o alemão e o japonês”, brinca o astronauta, que ensaiou o samba-enredo para fazer bonito no sambódromo. “Cantar é gostoso, a gente faz de conta que está sambando, fica por ali se mexendo. Espero que seja convincente, que as pessoas gostem da beleza do carro alegórico feito pela escola, apesar daquela figura ali em cima que não samba muito bem”, diz.

Para o astronauta, desfilar é uma coisa muito agradável, mesmo sem uma preparação. Já participar de uma missão espacial também é muito bacana, mas não pode ter erros. “Você faz parte de uma tripulação e faz uma série de atividades que você treinou durante anos para realizar com precisão. Se você errar significa perder a tripulação ou perder a espaçonave. Então as coisas são bem mais críticas de certa forma”, acredita.

O samba da escola canta a liberdade de voar. A Mocidade vai entrar na avenida com 700 integrantes e quatro carros alegóricos. “Nós vamos homenagear tudo aquilo que voa. Pássaros, foguetes, aviões. Tudo que você possa imaginar que voe”, explica o presidente da escola Jair Fontão Odria.

No dia 29 de março de 2006, Marcos tornou-se o primeiro brasileiro a viajar ao espaço. Aos 43 anos, o engenheiro aeronáutico formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) realizou experimentos científicos no espaço e trouxe grandes avanços científicos e tecnológicos. Agora ele aproveita para ‘cair no samba’ no sambódromo. “Não posso dizer que sou um folião assíduo, mas eu gosto de ver a festa, de ver a alegria das pessoas. Acho muito bacana.” Fonte: G1