Atuações durante a piracema tiveram aumento na região

 

Terminou neste domingo (28) o período da piracema, quando a pesca profissional está proibida por conta da reprodução dos peixes. Na região de Bauru(SP), que compreende 39 municípios fiscalizados pela A 2ª Companhia de Polícia Ambiental, foi registrado um aumento das autuações e apreensões de material de pesca durante o período.

A Polícia Ambiental informou que, durante a piracema, “desenvolveu um trabalho preventivo por meio de atuação do policiamento ostensivo embarcado e terrestre, buscando sempre reprimir e coibir a prática de infrações penais e administrativas contra o meio ambiente, em particular as decorrentes da pesca de forma irregular”, como destaca o comandante interino da 2ª Companhia de Polícia Ambiental, tenente Leo Artur Marestoni.

Na região Centro-Oeste Paulista, a Polícia Militar Ambiental é responsável pela fiscalização nos trechos de rios importantes de estado, como o Rio Tietê, Rio Jacaré Pepira, Rio Batalha, Rio Alambari, Rio Turvo, Rio Feio, dentre outros.

Em um balanço preliminar, a companhia informou que até sexta-feira (26) em relação ao período passado (2014-2015), houve um aumento expressivo no número de autuações realizadas, saltando de 8 autuações em um valor total de R$ 5.012,00, para pouco mais de 40 autuações aplicadas, em um valor que já ultrapassa os R$ 25 mil. Ressalta ainda que nenhum pescador profissional foi autuado até o momento, ou seja, somente pescadores amadores foram autuados.

O número de materiais apreendidos também teve um aumento, foram 9 tarrafas e 11 redes da piracema passada, e, por enquanto, quase 20 tarrafas e quase outras 20 redes neste período. No entanto a fiscalização continuou neste sábado e os números finais serão divulgados nesta segunda-feira (29). Fonte G1