Aula prática desvenda a alunos fenômeno do Equinócio   

 

No último dia 22, os professores de Geografia Sérgio Marcos de Oliveira e Fábio Lopes da Silva, da escola Carolina Francini Burali – PEI, aproveitando a mudança de estação, com a chegada do outono e reconhecendo que os espaços de aprendizagem são contemplados também fora da sala de aula, realizaram uma atividade no pátio, cujo objetivo foi apresentar a mudança na trajetória aparente do sol utilizando-se de materiais simples e possibilitando o entendimento do aluno acerca dos movimentos de translação e rotação da Terra.

Segundo o professor Sérgio, desta forma, deixamos claro para o aluno o conhecimento dos movimentos da Terra em relação ao sol. “Previamente foi fixado um mastro no solo para observar a projeção de sua sombra, deixando marcas para que os alunos possam acompanhar a mudança dessa projeção em futuras visitas; para auxiliar neste trabalho de localização da posição do sol, foi construída uma rosa dos ventos com giz no chão e a indicação dos pontos cardeais”, relatou.

“Utilizamos também uma bússola, para mostrar como se identifica o Norte magnético e um globo terrestre para explorar a questão da inclinação da Terra que provoca as mudanças de estação. A experiência foi enriquecedora para os alunos do 6º ano A e B, com também para professores, concluiu o professor Fábio.