Avestruz atacada por onça que invadiu bosque passa por cirurgia para reconstruir esôfago
A avestruz fêmea atacada por uma onça que invadiu o bosque municipal de Marília (SP), no sábado (26), passou por uma cirurgia de mais de cinco horas para reconstruir o esôfago.
Segundo a veterinária Melissa Campitelli Ferreira, a ave recebe cuidados intensivos, mas ainda corre risco. “Ela teve bastante lesões no corpo todo. Passou por cirurgia para reconstrução do esôfago. Está em recuperação, mas o estado ainda é grave”, explica.
O bosque municipal, que recebe milhares de visitantes aos fins de semana, está fechado e passando por uma ronda feita pelos funcionários e pela Polícia Ambiental. Ainda não há previsão de quando será reaberto.
Bosque municipal de Marília é fechado após onça atacar avestruz
A veterinária Melissa Campitelli Ferreira disse que a fêmea, que vive há cinco anos no bosque, lutou com a onça.
“A gente acredita que teve uma luta intensa que durou bastante tempo. Existem sinais de luta em vários lugares do recinto. A gente acredita que a onça também tenha saído machucada, porque o avestruz é um animal forte, que se defende, tem uma unha que pode até fazer perfurações graves”, explica.
A prefeitura informou por meio de nota que vai manter o bosque fechado temporariamente para evitar qualquer tipo de ataque a algum visitante.
De acordo com o secretário Vanderlei Dolce, não há motivo para preocupação. “Primeira medida é fazer uma ronda nas redondezas do bosque. A medida de deixar fechado é só uma precaução.”
Ave foi atacada por onça em bosque de Marília — Foto: Prefeitura de Marília/Divulgação
Flagrante
Esta não é a primeira vez que uma onça aparece no bosque. No ano passado, um animal foi visto por moradores rodeando o local. Provavelmente vindo de alguma área de mata da região.
Na época foram registradas imagens que mostram a onça em frente ao bosque. O animal deste ano sumiu depois de atacar a avestruz, por isso não dá para saber se é o mesmo. Fonte: G1
Veterinária diz que há sinais de luta no bosque de Marília — Foto: Reprodução/TV TEM