Banho de Lama faz sucesso no Balneário de Paraguaçu
Uma mina d’água que surgiu às margens da represa do Balneário de Paraguaçu Paulista virou a grande atração dos banhistas que frequentam o local.
Segundo informações, até mesmo pessoas de outras cidades já vieram se banhar na lama, que é o resultado da água da mina em contato com a areia no balneário.
A mina fica há poucos metros da água e segundo o geógrafo, professor de Geografia e Mestre em Análise Ambiental, Dimitri Salum Moreira, o que aparentemente está acontecendo no local é o brotamento de olhos d’ água.
Segundo visitantes do local, estes já se faziam presentes antes mesmo do grande volume de chuvas que saturaram as áreas de recarga.
“É comum nestes casos o surgimento de fontes intermitentes, aquelas que não são perenes. Porém, no caso observado no balneário, devido a proximidade da área alagada, observou-se que o brotamento se faz contínuo junto a um solo arenoso e frágil. O resultado é uma área arenosa embebida em água que apresenta baixa resistência de sustentação, muito similar ao fenômeno conhecido por areia movediça”, destacou Dimitri.
Segundo o geógrafo, outro ponto a se destacar, observado no local, é a erosão remontante. “É importante um estudo mais aprofundado no local para que se busquem soluções de manutenção viáveis para o controle da mesma”, finalizou.
Uma coisa é certa: o banho de lama virou atração do Grande Lago e, especialmente aos finais de semana, é possível comprovar a grande quantidade de pessoas de todas as idades brincando ou passando minutos embaixo da lama.
Fonte: portalasemana.com.br