Basquete volta a ser referência em Assis
O Basquetebol sempre foi uma das principais paixões dos assisenses. Com décadas de tradição, já passaram pelas quadras da cidade jogadores que são referências da modalidade no país. Em uma história recente, através de um projeto ambicioso e que deu muito certo, Assis figurou, entre os anos de 2004 e 2011, entre os principais clubes de basquete do Brasil.
Hoje, depois de um tempo de investimentos em categorias de base e de elaboração de um novo projeto para a modalidade, a bola laranja voltou a subir efetivamente no Ginásio Jairo Ferreira dos Santos ‘ Jairão’, e novamente o basquete se tornou o assunto preferido dos apaixonados pelo esporte em Assis.
O agora Vocem Basquete/Conti-Cola/AMEA Assis, tem como treinador Márcio Kanthack, ex jogador da equipe assisense e que foi assistente técnico quando o time alcançou o seu auge. Acompanhado de profissionais altamente capacitados para garantir a melhor preparação dos atletas, Kanthack tem em seu elenco jogadores experientes e algumas jovens promessas, como Jhonatan Jhow.
Revelado em Assis, através de projetos esportivos na cidade, Jow já foi jogador de seleções juvenis e hoje é considerado um dos principais nomes do time vocemista, sendo ainda o cestinha do Campeonato Paulista da 1ª divisão, em que Assis ocupa a 3ª colocação.
O objetivo é de que nos próximos anos a cidade conte novamente com uma escola de formação de atletas, tendo a intenção de garantir que as categorias de base, além de revelar jogadores, também trabalhem o aspecto social com crianças e jovens assisenses. Um plano que irá agregar ao que hoje já é realizado no município através do projeto ‘Esporte Como Você Sempre Quis!’, desenvolvido pela Prefeitura.
“Temos em nossa equipe cinco atletas que foram revelados em Assis e mais jogadores que estão atuando por outras equipes. Esse trabalho de base fazemos com extrema dedicação e colhemos os frutos durante toda a temporada. É um trabalho em que a prefeitura sempre acredita e nos ajuda, pois também realizamos a parte social, além de formar atletas”, disse Mauricio Escarabelo “Pantera”, professor de Categorias de Base do Basquete de Assis.
Para a reabilitação do Basquete em Assis, muitas parcerias e investimentos tiveram que ser realizados. Além da contribuição de empresas privadas, a Prefeitura de Assis, através da Autarquia Municipal de Esportes, é parte integrante neste novo projeto e tem a intenção de garantir que Assis volte, em um futuro próximo, a ser uma das principais equipes de basquete do país.
No Campeonato Paulista da 1ª Divisão o time assisense figura entre as primeiras colocações e o Ginásio Jairão se tornou novamente um pesadelo aos adversários, afinal, a maciça presença da torcida nos jogos, faz com que Assis seja conhecida e temida pelos rivais que vêm à cidade. A grande presença e o apoio dos torcedores assisenses, aliás, é um dos triunfos da atual temporada.
“A torcida sempre comparece e empurra o time às vitórias. Hoje ninguém quer enfrentar Assis, pois sabem que em casa somos muito fortes. O basquete de Assis está voltando a ser lembrado, como acontecia há alguns anos, e vamos continuar batalhando e trabalhando para alcançar a cada dia os lugares mais altos das competições”, salientou Márcio Kanthack.
Assis é uma cidade respeitada no cenário do basquete, afinal, entre outros títulos, é um time vice-campeão paulista, vice-campeão da Super Copa Brasil e um dos fundadores da Liga Nacional-NBB, hoje o principal campeonato da modalidade no país.
O projeto de dirigentes, comissão técnica e jogadores é de que até 2017 a cidade volte a receber grandes jogos, com equipes altamente competitivas e que o Vocem Basquete/Conti-Cola/AMEA Assis se consolide entre os principais times do país.
E para isso acontecer, além de um planejamento adequado é preciso ter a consciência na realização dos investimentos no esporte, não apenas no basquete. Isso é o que a Autarquia de Esportes procura fazer.
“A Autarquia tem hoje 23 modalidades esportivas em plena atividade, como nunca aconteceu. Nós sabemos da importância do basquete para a cidade, pois é um esporte que tem grande tradição e por isso damos nosso incondicional apoio, em parceria com diversas empresas. É muito importante resgatar o auge do basquete em Assis, porém, o objetivo do Prefeito Ricardo Pinheiro é de que todas as modalidades esportivas recebam investimentos adequados, garantindo condições para que seja desenvolvido um esporte de referência em nossa cidade”, esclareceu Márcio Correia dos Santos, presidente da Autarquia Municipal de Esportes.