Bebê de 5 meses é isolado com suspeita de sarampo em Ourinhos
Um bebê de 5 meses está internado em isolamento na Santa Casa de Ourinhos (SP) por suspeita de sarampo. A criança segue em observação no hospital e teve material coletado, assim como outros 10 casos suspeitos, e enviado para confirmação no Instituto Adolf Lutz e aguardam resultado.
Por se tratar de uma criança muito pequena e com sintomas da doença, ela foi colocada em isolamento por prevenção. Os outros 10 casos já receberam atendimento médico, as recomendações necessárias e estão em tratamento em suas casas.
Em todos os casos foi feito bloqueio pela equipe de Vigilância Epidemiológica vacinando todas as pessoas que tiveram contato ou tem alguma proximidade com os pacientes.
Vacinação
O esquema vacinal vigente é de duas doses de vacina com componente do sarampo para pessoas de 12 meses até 29 anos de idade, sendo uma dose da vacina tríplice viral aos 12 meses de idade e uma dose da vacina tetra viral aos 15 meses de idade, até 29 anos o indivíduo deverá ter duas doses.
Adultos até 49 anos que não receberam as duas doses da vacina ou não tem certeza de ter sido vacinado adequadamente deve procurar um posto de saúde para receber a imunização.
Confira o horário de atendimento nas unidades de saúde:
UBS Parque Minas Gerais – as segundas – das 9h às 17h
Postão – as terças e quintas – das 9h às 17h
UBS Cohab – as quartas e quintas – das 9h às 17h
UBS Vila Brasil – as quintas – das 9h às 17h
UBS CAIC – as quintas – das 9h às 17h
UBS Vila Odilon – as quartas – das 9h às 17h
UBS Vila São Luiz – as quintas – das 9h às 17h
UBS Itamaraty – as segundas e sextas – das 9h às 17h
UBS Vila Margarida – as quartas e sextas – das 9h às 17h
Casos na região
Na região, a cidade de Bauru já tem 11 casos confirmados de sarampo e em Marília, são 10 confirmações. Outras cidades também tiveram casos registrados, como Agudos, Bastos, Itápolis, Ibitinga, Lençóis Paulista e Salto Grande, com um caso em cada município. E em Lins, também houve uma confirmação, a vítima foi uma criança que havia tomada a vacina contra o sarampo. Fonte G1
Sarampo quadro — Foto: Karina Almeida/G1