Belkis participa com deputado Capitão Augusto do 5º Seminário do Projeto Angra Doce

 

A prefeita Belkis Fernandes participou na última segunda-feira, 29/02, na cidade de Itaporanga-SP, do 5º Seminário do Projeto Angra Doce, juntamente com o deputado Federal Capitão Augusto, idealizador do projeto.

Diversas autoridades, como prefeitos, vice-prefeita e vereadores, além de pessoas interessadas, estiveram presentes no evento onde  foram apresentados projetos importantíssimos como o Programa Cidades do Pacto Global pela Professora Rosane de Souza.

Também houveram explanações referentes as pontuações pertinentes sobre soltura de peixes e sobre a atuação do deputado federal Capitão Augusto, e uma palestra do Orailson Pereira da Silva Tortelli, delegado regional do Turismo do Estado na região de Sorocaba.

Para a prefeita Belkis participar de um evento como esse foi muito importante. “Primeiramente parabenizo o Deputado Capitão Augusto, idealizador do projeto e autor da Lei que institui o Projeto Angra Doce. Participei juntamente com ele do 5º Seminário do Projeto Angra Doce onde foram apresentadas as propostas do Programa Cidades do Pacto Global com a possibilidade dos municípios se reunirem para receber orientação técnica sobre esse trabalho que é importante para fomentar o turismo na nossa região. Durante o seminário também foi apresentada a proposta de se capacitar, trazer subsídio técnico aos municípios para levantar diagnósticos e as possibilidades de exploração, além de orientação técnica para produzir e elaborar projetos importantes para a captação de recursos públicos e privados para desenvolvermos o turismo na região”, destacou.

O deputado Capitão Augusto explicou que o objetivo do projeto é o desenvolvimento econômico desta região utilizando os recursos e as belezas naturais, através da indústria do turismo. “Outras regiões como Sorocaba e Bauru tem uma estrutura de logística adequada que mantém o bom desenvolvimento econômico. Nós temos as belezas da nossa região como forte potencial para um excelente desenvolvimento econômico”, disse ele.

O Seminário

O 5º Seminário do Projeto Angra Doce institui como Área Especial de Interesse Turístico a região que reúne 15 municípios paulistas e paranaenses localizados no entorno da Represa de Chavantes, que ocupa uma área de 400 Km2.

Além da presença da prefeita Belkis Fernandes e do autor do projeto, deputado federal por SP, Capitão Augusto, o evento contou com a presença dos prefeitos Zé do Nute, de Itaporanga; Silvio Melo, de Barão de Antonina; Geraldo Maurício Araujo, de Ribeirão Claro; Rosângela Rosa, vice-prefeita de Carlópolis, Elias Lagos Alves, presidente da Câmara de Itaporanga, dos vereadores Sebastião Nogueira de Castilho, Má Benck e Carlinhos Ambulância, além de vereadores de outros municípios, bem como de empresários ligados aos setores de hotelaria e turismo.

Nessa região desenvolveu-se um complexo de entretenimento e lazer, com numerosos hotéis e pousadas que permitem o aproveitamento turístico de cachoeiras, piscinas naturais, o próprio lago, vales, ilhas e montanhas como cenário.

De acordo com o deputado Capitão Augusto, o entorno do lago da represa de Chavantes é hoje, um destino de importância regional para a prática de diversos esportes, como pesca esportiva, canoagem, vela, trekking, ciclismo de aventura, rapel e asa delta.

Fazem parte dessa região os municípios paulistas Itaporanga, Barão de Antonina, Fartura, Chavantes, Ourinhos, Canitar, Ipaussu, Timburi, Piraju e Bernardino de Campos, e os paranaenses Ribeirão Claro, Carlópolis, Siqueira Campos, Jacarezinho e Salto do Itararé.

Ainda durante o encontro, mais três municípios – Itararé, Sengés(PR) e Bom Sucesso do Itararé- pleitearam inclusão, por fazerem parte da nascente do Rio Itararé , que é um dos rios responsáveis pela formação do lago de Chavantes, e assim possuir também suas belezas naturais.

Os seminários estão acontecendo em cada cidade integrante do projeto para que cada uma indique as suas peculiaridades e os seus potenciais turísticos, gastronômicos e culturais.