Bombeiro de Cândido Mota forma segunda turma de Bombeiro Mirim
Dezessete adolescentes participaram na noite desta quarta-feira, 8, da Solenidade de Formatura do Bombeiro Mirim em comemoração aos três anos da base de Cândido Mota.
Estiveram presentes na solenidade, o vice-prefeito da cidade, Antonio Carlos Bonini de Paiva, os vereadores Inês Pimentel e Carlo Gordo, o major PM Ricardo Justino, o major PM Marcelo Alves dos Santos, o secretário de gabinete, Dorival Paes, a secretária da Educação, Rosemeire Casemiro, o comandante 10º Grupamento de Bombeiros de Marília, tenente coronel PM Miguel Ângelo Minozzi e o comandante do Corpo de Bombeiro de Cândido Mota, 2º sargento Fábio Rodrigo dos Santos, entre outros.
O Programa Bombeiro Mirim é desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros de Cândido Mota, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. É um programa de apoio pedagógico e complemento educacional a alunos matriculados na rede de escolas pública e particulares de Cândido Mota e seus distritos. Esta é a segunda turma a ser formada.
Segundo o idealizador do programa, subtenente Gilson Antunes Romão, o objetivo do programa é o desenvolvimento por meio do sistema hierárquico e disciplinar o sentimento de servir a comunidade, o civismo, a honra, família, o espírito de corpo, através da prática do trabalho em equipe, fazendo com que o jovem assuma seu próprio crescimento e adquira responsabilidade.
“O Programa Bombeiro Mirim é desenvolvido a alunos na faixa etária entre 12 e 15 anos com capacidade para formar 20 alunos por turma e uma por semestre, com carga horária de 40 horas em dois meses de curso”, conta.
Ainda segundo o subtenente, os alunos aprendem durante o curso, acionamento do telefone de emergência 193, utilização de extintores portáteis, prevenção de tratamento de acidentes domésticos, cabos, voltas e nós, noções de primeiros socorros, acidentes com animais peçonhentos, tratamento de queimaduras, desobstruções de vias aeres, vazamento de gás de cozinha (GLP), prevenção de afogamentos, noções de cidadania, ordem unida, prevenção ao uso de drogas.
Dos dezessete participantes, os três primeiros colocados, que tiveram o melhor desempenho, receberam um mimo da corporação. O terceiro colocado foi Jonathan Oliveira Lima, o segundo colocado, Anderson Fernandes Carvalho e o primeiro colocado, Vitor Braz de Aquino.
Os pais de Vitor, Lucinéia e José Tomaz de Aquino, ficaram emocionados com a honraria que o filho recebeu. “Estamos muito felizes por ele ter participado desse curso. Ele diz que vai seguir a carreira militar, se fizer isso vamos aprovar”, disseram.
No final da solenidade, os alunos participam de um simulado de primeiros socorros e incêndio.
REGULAMENTO – A matrícula do aluno no programa Bombeiro Mirim dar-se-a por intermédio dos pais ou responsável, através da Base de Bombeiros na Cândido Mota, mediante o cumprimento dos seguintes pré-requisitos: ter entre 12 e 15 anos, estar freqüentando a escola pública ou particular, ser voluntário e assinatura dos pais no termo de responsabilidade.
São diretos do Bombeiro Mirim: ser tratado com cortesia e educação, receber aulas de qualidade, receber uniforme e cobertura, ter intervalo com direito a lanche e certificado de participação e conclusão no final do programa.
São deveres do Bombeiro Mirim: se apresentar para as aulas no horário determinado, tratar com respeito e disciplina o instrutor, companheiros de curso e demais bombeiros, desempenhar com dedicação as funções para o qual foi designado, participar quando solicitado da instrução prática, utilizar o uniforme regulamentar, praticar camaradagem e espírito de cooperação e cumprir com os deveres de cidadão.
O aluno que se sentir ofendido pelo instrutor ou por algum companheiro de curso deverá procurar o instrutor ou comandante da base de Bombeiros para relatar o ocorrido e para ser tomada medidas educativas e disciplinares.
O Bombeiro Mirim quer manifestar o interesse de se desligar do curso, deverá providenciar a presença dos pais ou responsáveis para assinatura da dispensa e também será desligado dos curso o Bombeiro Mirins que tiver 3 faltas durantes o curso ou que não cumprir com seus deveres.
Para a realização do referido programa há necessidade de confeccionar camisetas, calça e cobertura, além de disponibilizar lanche aos alunos do programa.
As aulas serão canceladas em caso de ocorrências de vulto que envolvam todos os bombeiros da base, sendo que neste caso os alunos deverão retornar a suas residências de maneira segura.
Com a realização do programa a Base de Bombeiros de Candido Mota, objetiva diminuir o número de incêndios e de áreas atingidas, difundir a preocupação com a prevenção de acidentes, criar a cultura de preservação do e meio ambiente e de melhoria de qualidade de vida, proporcionar maior interação do Corpo de Bombeiros com a comunidade.