Bonecas de pano feitas em Ourinhos estimulam a autoestima de crianças africanas
Trabalhar a autoestima por meio da simples brincadeira com uma boneca. Este é o objetivo de um grupo de 38 artesãs e costureiras de Ourinhos (SP).
A rede de solidariedade é responsável por confeccionar bonecas de pano para crianças de Guiné Bissau, na África, uma das regiões mais pobres do mundo. A meta é ambiciosa, costurar 1 mil bonecas até o fim do ano.
Para a criadora da iniciativa, a psicóloga Michelli Bordinhon Dezani, as bonecas são mais do que um brinquedo.
“Essa boneca não é um simples brinquedo, tem um caráter para que a criança tenha um espelhamento, se identifique com ela. Com isso, a gente trabalha a autoestima, a autoimagem da criança, ela é educacional também”, explica.
Além da alegria, as bonequinhas auxiliam, por meio de um caminho lúdico, a construir valores sobre importância da infância, a formar a autoestima e um senso de representatividade, contam as voluntárias.
As bonecas são negras e vestem roupas étnicas, valorizando a riqueza da cultura africana, para que as crianças identifiquem-se no brinquedo.
As voluntárias doam um dia de serviço por semana para fazer os brinquedos. Vânia Veiga explica que o grupo se prontificou a participar da iniciativa assim que conheceu o trabalho desenvolvido por Michelli. “Nós estávamos aqui trabalhando e perguntamos se poderíamos abraçar esse projeto. E estamos aqui hoje”, conta.
O projeto é aberto para as pessoas interessadas em doar matéria-prima, como tecidos. Para colaborar, a Associação “Feita à mão” fica localizada na Praça Henrique Tocalino, n° 280, no Centro de Ourinhos. Mais informações pelo telefone (11) 97263-8207.