Borá tem mais eleitores do que moradores

 

Borá, o município com o menor número de habitantes do estado de São Paulo, tem mais eleitores do que moradores. Os números foram divulgados na terça-feira (30), pelo IBGE. A cidade é a segunda com menos população do Brasil, a primeira é Serra da Saudade, em Minas Gerais. Em quatro anos, Borá ganhou 33 moradores e 143 eleitores.

De acordo com o IBGE, o município tem 838 habitantes e um número bem maior de eleitores.  Em 2012, Borá tinha 1071 eleitores, já em 2016, são 1214, segundo estatística do Tribunal Superior Eleitoral.

“Isso é bastante comum por conta do conceito de domicílio eleitoral que é diferente do conselho de domicílio civil. O domicílio eleitoral permite que o eleitor transfira seu título por ter outro tipo de vínculo com o município, por exemplo, o eleitor trabalha em Borá, tem um vínculo familiar. Por exemplo, um estudante. Ele estuda em Marília, só que a família reside em Borá. Então ele quer votar em Borá porque ele tem família lá, tem a confiança, ele conhece os candidatos”, explica a abalista judiciária Paula Affonso de Mello Barbosa Tavares.

No Brasil, Borá é a quinta cidade com o menor número de eleitores. Os homens são maioria. Das pessoas que vão as urnas escolher um candidato, os mais jovens, com até 20 anos, representam 5% do total de eleitores. Já, 12% tem entre 30 e 34. “O voto é muito importante porque na hora que a gente vai votar tem que estar consciente quem vai por lá, porque não é um dia, dois. São quatro anos”, diz a auxiliar de serviços gerais Eliane de Almeida Rodrigues.

O IBGE também divulgou na terça-feira (30) que o Brasil tem 206,1 milhões habitantes. Fonte G1