Câmara de Assis rejeita abertura de comissão processante contra prefeito
Câmara municipal de Assis (SP) rejeitou na segunda-feira (10) à noite o pedido de Comissão Processante no caso da destinação do lixo da cidade. Para que o processo fosse aberto contra o prefeito Ricardo Pinheiro Santana (PSDB), seriam necessários 10 votos, mas isso não ocorreu. Nove vereadores votaram a favor da abertura.
O pedido de CP foi recomendado pela Comissão Especial de Inquérito que investigou o despejo do lixo urbano a céu aberto num terreno da usina de reciclagem de Assis.
Isso aconteceu no fim do ano passado e, segundo a prefeitura, em razão do fim do contrato com a empresa que transportava o material até o aterro de Quatá.
Uma nova licitação foi feita este ano e o lixo voltou a ser levado para Quatá, mas nesse tempo uma CEI foi aberta para investigar o caso. Apesar da CP rejeitada, o relatório da Comissão Especial de Inquérito será enviado ao Ministério Público.
Sobre o resultado da votação, o prefeito de Assis disse que prevaleceu a Justiça, já que o município cumpre a política nacional de resíduos sólidos e que não há irregularidades na destinação do lixo da cidade. Ricardo Pinheiro considerou o pedido de CP meramente político e disse que aguarda da decisão do assunto na Justiça. Fonte G1