Cão agredido a pedradas em Gália passa por cirurgia de 4 horas para corrigir fratura no fêmur
O cão agredido a pedradas pelo dono em uma praça de Gália (SP), no início deste mês, passou nesta quarta-feira (24) por uma cirurgia de quatro horas de duração para corrigir uma grave fratura no fêmur.
Segundo os veterinários responsáveis pelo procedimento em Scooby, nome que o cão recebeu dos voluntários da ONG que o resgataram, a cirurgia correu bem e o animal, após acordar da anestesia, iniciou período de repouso absoluto.
“Graças a Deus correu tudo bem, mas tivemos de reconstruir seu joelho, que estava muito destruído. Colocamos um pino intramedular e fizemos a cerclagem [técnica para auxiliar a regeneração de fraturas] com fio de aço”, explicou o médico veterinário Osni Pinheiro.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2018/4/q/ooAvqORQG3wykeICl7Pw/whatsapp-image-2018-10-18-at-09.09.07.jpeg)
Exame de raio-x que identificou fratura no fêmur de Scooby integra laudo enviado para o delegado que investiga o caso — Foto: Arquivo pessoal
De acordo com o especialista, que foi auxiliado na cirurgia pela veterinária da ONG, Fabiana Sargasso, a estimativa de recuperação total é de 60 a 90 dias. Conforme a equipe, apesar da perda óssea, Scooby voltará a andar, mas “deve mancar um pouco”.
De acordo com a presidente da ONG Arca da Fé, Vanessa Araújo, não é possível constatar se o ferimento é resultado de alguma agressão, mas todos os laudos, inclusive os exames de raio X que constataram a fratura, foram encaminhados para o delegado responsável pelo caso.
Segundo a ONG, depois que estiver totalmente recuperado, Scooby será castrado e colocado para adoção.
Agressão
O caso de agressão contra o animal ganhou repercussão depois da divulgação nas redes sociais de imagens gravadas no começo do mês que mostraram dois homens sentados em um banco na Praça Custódio Araújo, onde fica a Igreja Matriz São José.
Um deles segura o cachorro com uma corda e dá várias pedradas na cabeça do animal. (Veja no vídeo abaixo.)

O vídeo repercutiu nas redes sociais e revoltou moradores de Gália, que consideraram o fato como uma monstruosidade. A polícia começou a investigar a agressão depois que as imagens foram compartilhadas na internet.
Os dois homens que aparecem nas imagens vão responder por maus-tratos a animais, crime previsto na lei ambiental com pena de três meses a um ano de detenção, além de pagar multa. Fonte G1
