Casa de Taipa é reaberta ao público a partir de quinta-feira, 8
A Fundação Assisense de Cultura (FAC) disponibiliza a partir da próxima quinta-feira, 8, a reabertura da Casa de Taipa “José de Freitas Garcez” e anexo externo “Jose Giorgi”, espaço que abriga rico acervo da época e, inclusive, objetos da antiguidade.
A reabertura oferecerá a população oportunidade de conhecer o local e seus produtos expostos, além de ser mais um atrativo aos universitários que buscam alternativas no campo da pesquisa e na realização de trabalhos científicos.
A Casa de Taipa poderá atender entidades que necessitem realizar reuniões e até mesmo eventos beneficentes. Além de parcerias com as escolas públicas e privadas para agendamento de visitas e, futuramente, a disponibilização de cursos à população na área de pintura, bordado e aulas de violão.
De acordo com o diretor executivo da FAC, Emerson Carlos Gonçalves o local ficou fechado por longos anos o que culminou com a deterioração de toda a infraestrutura da Casa.
“Com estrutura de madeira, paredes de pau a pique e todo revestimento em argamassa foi uma verdadeira judiação ver um local com tanto a oferecer estar nas condições que estava, com telhado quebrado havia goteira em todos os ambientes da Casa, pintura totalmente corroída devido à infiltração, além de rachaduras por toda a parte”, lembra Emerson.
Ele ressalta que, graças aos recursos provenientes diretamente da FAC, o local pode receber a reforma com novas telhas, nova pintura, novo madeiramento entre outras benfeitorias que visam valorizar o respectivo imóvel.
O diretor da FAC comenta que a história da Casa de Taipa se deu origem tempos atrás, quando o local já pertenceu ao Capitão José de Freitas Garcez, 1º escrivão de Assis e em 1999 o imóvel foi doado ao Município através do Monsenhor Floriano.
“Hoje podemos desfrutar daquilo que um dia fez parte da história de Assis, as relíquias expostas e todo acervo contido na Casa de Taipa nos faz voltar no tempo”, relembra Emerson.
Para o prefeito José Fernandes, restaurar a casa de Taipa e colocar em funcionalidade é resgatar valores contidos desde a sua origem até os dias de hoje, e que com o passar do tempo, vem acompanhando o desenvolvimento de Assis em sua mesma localidade.
“Precisamos valorizar o imóvel e toda sua estrutura, pois hoje em dia é difícil encontrar algum local com tamanha qualidade em seu alicerce. Posso dizer que somos privilegiados em termos acesso a tudo que tem dentro da Casa, pois são histórias, relatos e lembranças da época em que a cidade de Assis iniciava sua longa jornada até chegar aonde chegou”, enfatiza o prefeito.
Toda a população é convidada a visitar a Casa de Taipa que está localizada na Rua Palmares, nº 382, centro em Assis. Após a reabertura na quinta-feira, 8, o horário de funcionamento será de segunda à sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 17h, telefone 18 3321-3957. Fonte: Assessoria PMA