Casal comemora bodas de ouro com ensaio: ‘Lembrança para a vida toda’

 

Nostálgico, romântico e bucólico. Este foi o clima em que um casal de Sorocaba, no interior de São Paulo, se envolveu para comemorar os 50 anos de casamento. Para celebrar meio século de união, Dirce e Nestor Mendes, de 70 e 75 anos, aceitaram participar de um ensaio fotográfico cheio de balões, sorrisos e beijos. As fotos foram tiradas em dezembro do ano passado no Parque Natural Chico Mendes e renderam mais de 11 mil compartilhamentos e 15 mil curtidas nas redes sociais, além de elogios e admiração de internautas.

A história de tantos anos juntos começou em uma fazenda no município de Marília (SP). Nestor viu a futura esposa se mudando para o local com a família e foi quase amor à primeira vista. “É uma história engraçada. Morávamos no sítio e ela [Dirce] chegou de mudança. Eu e minha irmã mais velha ficávamos vendo as pessoas novas chegando. Aí vi ela com o pai e a mãe. Estava usando um chapéu e nem me deu bola. Falei para minha irmã que ia namorar com ela. No outro dia, esperei a Dirce passar de novo e dessa vez ela olhou, fiquei achando que tinha gostado de mim e investi”, brinca Nestor.

Depois daquele momento viriam muitos encontros e quase sete anos de namoro. Até que, no dia 10 de setembro de 1966, os dois se uniram em matrimônio. Do casamento nasceram três filhos: Eduardo, Marcelo e Andreia. Com a família formada, Dirce e Nestor vieram morar em Sorocaba na década de 80. Além de retratar um amor tão antigo, o ensaio também resgatou todas estas memórias do casal.

0-27

“Me emocionou bastante. Fiquei feliz porque hoje em dia não é sempre que se faz 50 anos de casados, então passou um filme na cabeça. Eu era tão jovem. Nos lembramos dos tempos bons, quando morávamos na roça e tínhamos muito prazer em viver, era tudo simples e muito bom”, lembra Dirce.

Os sentimentos de nostalgia e gratidão foram igualmente despertados no marido. “A gente não esperava o convite [do ensaio]. Achei gostoso e divertido. Demos risada porque estávamos parecendo dois palhacinhos. Depois, ficamos emocionados quando vimos as fotos. Isso representa muita coisa. É uma lembrança que a gente vai lembrar para sempre porque é um amor para toda a vida. Como dissemos no casamento: ‘Até que a morte nos separe’, então fez a gente se relembrar do passado, de quando era jovem”, declara Nestor.

0-18

O convite
A responsável pelo convite foi a fotógrafa Camille Braga, de 23 anos. A jovem, que tem a fotografia como hobby há seis anos e há dois atua como profissional, conta que tem o desejo de se especializar em fotos de casais e estava em busca de retratar uma coisa diferente. “Nunca tinha visto um ensaio de idosos, comecei a procurar na internet por casais e não achava, até que uma amiga me apresentou a Dirce e o Nestor. Eles se casaram muito jovens, ficaram bem empolgados com o convite e até foram atrás de figurino”, conta.

Camille explica que o parque foi escolhido para dar ar romântico ao ensaio. Já os detalhes dos trajes, como a gravata borboleta e os suspensórios, remetiam à época de namoro do casal. A mala e os balões apenas deram um charme a mais à celebração. “Eu ia colocar os balões de enfeite no banco. Quando eles viram, disseram rindo: ‘a gente vai voar’. Então 90% do que aconteceu foi natural. O olhar, as palavras durante as fotos… É um sentimento inexplicável que eu vou levar para sempre”, diz a fotógrafa.

As fotos, divulgadas em uma rede social, tiveram o reconhecimento de milhares de pessoas e deixaram a fotógrafa orgulhosa. “Foi emocionante porque as pessoas chegaram a reconhecê-los na rua. Eu nunca convivi com um casal que se ama há tantos anos. Não é uma coisa fictícia, a gente consegue ver que é real. Fiz parte de um momento maravilhoso e me sinto realizada”, finaliza. Fonte G1

0-4