Fuga de pitbulls vira caso de polícia

 

Moradores do Residencial Novo Horizonte, em Adamantina, precisaram acionar a Polícia Militar neste domingo (30) para conter um casal de cães da raça pitbull que escapou de uma chácara. Os animais atacaram um cachorro de pequeno porte, que não resistiu aos ferimentos e morreu. O macho foi capturado e levado na viatura policial à Delegacia da Polícia Civil. A fêmea também foi capturada, mas colocada em sua propriedade.

Um dos moradores do local, Eduardo Augusto Galdino Martins, explicou ao G1 que o bairro “acaba” em uma chácara, onde os animais ficam. O local é todo fechado, porém, quando alguém vai entrar ou sair da propriedade, os cães escapam e atacam qualquer animal que esteja na rua.

Conforme Martins, não houve ataque a pessoas, mas há uma semana quase ocorreu.

A população do bairro está preocupada, pois há crianças na localidade e o receio de que elas também sejam vítimas. Outro fato que deixou Martins com medo foi que há um tempo sua mãe saiu para passear com um cachorrinho e, pouco depois de entrar em casa, os pitbulls escaparam.
Neste domingo (30), o casal de pitbulls se soltou e atacou um cachorro. A Polícia Militar foi acionada. De acordo com Martins, ambos saíram correndo e, depois de um tempo, foram capturados. A fêmea correu para o lado da chácara e os agentes a colocaram lá dentro, já o macho havia fugido, mas acabou localizado e colocado na viatura da PM. Ele foi levado à delegacia, onde o proprietário foi retirá-lo, segundo Martins contou ao G1.

Conforme a Polícia Militar, a corporação foi acionada e no local constatou que os cães da raça pitbull, por “descuido do proprietário”, estavam soltos e haviam atacado um cachorro de pequeno porte, que acabou morrendo. Também foi apurado que já existem reclamações anteriores relacionadas aos animais. O atendimento da ocorrência também contou com o envolvimento do Corpo de Bombeiros.

De acordo com a corporação, quem deverá responder pelos atos é o dono dos cães. Provavelmente o fato também será encaminhado à Vigilância Sanitária para autuação segundo a Lei Estadual 11.531/2003, que estabelece regras de segurança para posse e condução responsável de cães, e o artigo 31 da Lei de Contravenções Penais que dispõe sobre “deixar em liberdade, confiar à guarda de pessoa inexperiente, ou não guardar com a devida cautela animal perigoso”.

A pena é de prisão simples, de dez dias a dois meses, ou multa. Incorre na mesma pena quem: a) na via pública, abandona animal de tiro, carga ou corrida, ou o confia à pessoa inexperiente; b) excita ou irrita animal, expondo a perigo a segurança alheia; e c) conduz animal, na via pública, pondo em perigo a segurança alheia.

Moradores do bairro foram à Delegacia da Polícia Civil registrar um Boletim de Ocorrência. Fonte G1