Casos de dengue provocam alerta geral em Paraguaçu
O Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Paraguaçu Paulista estará intensificando ainda mais as orientações de prevenção e, ao mesmo tempo, de atendimento para os pacientes, por conta do perigoso período de transmissão da dengue e outras doenças associadas ao aedes aegypti, agora no verão.
Apesar das constantes e fortes chuvas, característica específica do período do verão, muitas pessoas realizam viagens ou, mesmo que permaneçam na cidade, ficam circulando pela mesma e, além de não realizarem as vistorias nos quintais e terrenos, proporcionam um quadro bastante significativo para a alta transmissão.
As duas principais orientações que serão fortemente divulgadas agora nesse período são: a primeira e principal é de que as pessoas devem perder pelo menos quinze minutos por semana para a vistoria completa das casas e quintais, bem como os terrenos, eliminando tudo que possa acumular água; a outra e não menos importante é de que ao sentir os sintomas das doenças as pessoas devem procurar imediatamente os serviços de saúde, quer seja uma unidade de saúde próxima ou o pronto socorro da Santa Casa.
Nesse primeiro mês de 2016 já foram registradas quase vinte notificações, sendo que desde o início do ano dengue (sempre a partir de julho de cada ano), já foram 74 notificações, sendo que, destas, 6 casos positivos foram confirmados, dos quais 03 tem importância epidemiológica, enquanto 15 aguardam os resultados e os demais já foram descartados. Um dos casos confirmados é importado de Birigui para o centro de Paraguaçu, onde toda a ação de bloqueio já foi feita.
Alguns bairros merecem especial atenção nas ações e a população deve vistoriar as casas e quintais constantemente, pois hoje representam áreas de risco, pois se tratam de locais onde moram os suspeitos que aguardam os resultados ou onde já existem casos confirmados. Todas as ações de bloqueio estão sendo realizadas no perímetro indicado para o controle da transmissão.
Os bairros que devem ser redobrados os cuidados são: Barra Funda, Vila Gammon, Jardim Francisco Roberto, Jardim Murilo Macedo e Jardim das Oliveiras.
Foto: Assessoria de Comunicação