Centro-oeste paulista terá primeira semana do ano bastante chuvosa, segundo previsão do IPMET

A previsão do tempo para o centro-oeste paulista é de uma primeira semana chuvosa para 2023, de acordo com informações do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

O volume esperado para o acumulado da semana, e até mesmo para alguns dias isoladamente, são equivalentes a médias mensais inteiras de chuvas em outras épocas do ano, segundo análises disponíveis neste domingo (1º).

Em Bauru as chuvas devem oscilar entre 1,5 e 59,2 milímetros diários ao longo da semana. Em Marília, a variação deve ficar entre 1,7 e 71,8 milímetros diários.

As maiores volumes estão previstos para os dias entre terça-feira (3) e quinta-feira (5). A instabilidade é explicada pela “presença de baixas pressões sobre o continente”, segundo o meteorologista Thiago Guerreiro Ferreira.

A intensificação das chuvas no decorrer da semana, segundo o especialista do IPMet, se dá pela “aproximação de uma frente fria” que “mantém o tempo instável sobre o estado de São Paulo, com muita nebulosidade e previsão de chuvas, algumas com trovoadas”.

Segundo Thiago, “este sistema atinge o estado na quarta-feira (4) reforçando as instabilidades”. De acordo com o meteorologista, a partir de então as temperaturas devem entrar em declínio.

Conforme previsão do IPMET, as temperaturas máximas em Bauru devem oscilam entre 19ºC e 20ºC até terça-feira. Já a partir de quarta-feira, as máximas devem ficar entre 23ºC e 24ºC. Durante toda a semana, as mínimas oscilam entre 16ºC e 20ºC.

Em Marília, até terça-feira as máximas devem ficar entre 28ºC e 32ºC, conforme instituto. Depois, as temperaturas mais elevadas não devem passar de 26ºC. Ao longo da semana, as mínimas ficam entre 17ºC e 21ºC no território mariliense, segundo a previsão. Fonte G1