Chuva forte, com ventania e granizo, provoca estragos na região
Pelo menos três árvores caíram em Bauru (SP), na região da avenida Getúlio Vargas, na tarde desta quinta-feira (11) durante um temporal que atingiu a cidade no meio da tarde.
Alguns carros foram atingidos pelas árvores que caíram. Segundo a Defesa Civil de Bauru, choveu granizo na região do zoológico.
Com a força dos ventos, alguns semáforos na região central acabaram desligados. Também foram afetados semáforos da avenida Rodrigues Alves, entre a avenida Aureliano Cardia e a região do Jardim Redentor.
A Defesa Civil e os bombeiros monitoraram os pontos de alagamento já conhecidos da cidade, como a região das avenidas Alfredo Maia e Nações Unidas.
Além desses pontos, a Defesa Civil identificou regiões com problemas por conta das chuvas do começo da semana. Entre eles, há um delizamento na avenida Nuno de Assis, que passa por obras, e na Rodovia Marechal Rondon em dois pontos: no trevo de Vila Santa Luzia e na marginal nas proximidades da Unip.
De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp de Bauru, o acumulado de chuvas nesta quinta-feira foi de 38,1 milímetros. No fim da tarde, a Defesa Civil informou que não houve registro de pontos de alagamento.
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Bauru, técnicos vistoriaram as árvores da espécie Pau Ferro que caíram na avenida Getúlio Vargas e constataram que as mesma estavam saudáveis e que não resistiram devido ao corredor de ventos que atingiram aquela região e chegaram a 63 km/h.
Além das três árvores arrancadas, os ventos comprometerem outras duas que também serão retiradas. Os técnicos também sugeriram a substituição de outras duas árvores que estão intactas por outras de espécies mais resistentes.
Estragos na região
Em Lençóis Paulista (SP), a chuva da tarde desta quinta-feira foi rápida, mas bastante intensa, inclusive com registro de queda de granizo por cerca de 10 minutos.
Segundo o Corpo de Bombeiros, uma família ficou ilhada dentro de um carro na Avenida Lázaro Brigido Dutra e precisou ser resgatada. Ninguém ficou ferido.
Os bombeiros ainda atenderam pelo menos duas ocorrências de quedas de árvores. Uma delas, na região central, caiu sobre a rede elétrica e chegou a causar um princípio de curto circuito.
Segundo a CPFL, cerca de 10 mil pessoas em Bauru e Lençóis Paulista ficaram sem energia, mas na maioria dos casos o fornecimento já foi restabelecido.
Em Marília (SP), a chuva provocou queda de energia e semáforos na região central ficaram desligados por cerca de três horas. A falta de energia atingiu cerca de 3 mil pessoas.
A força do vento derrubou telhas de uma loja de departamentos, que atingiram uma funcionária – ela sofreu ferimentos leves.
Clientes de um banco deixaram o prédio às pressas após ouvirem um estrondo. O Corpo de Bombeiros foi acionado e o prédio liberado após uma vistoria. Fonte G1