Chuvas causam danos em Paraguaçu e Defesa Civil é acionada

 

As chuvas que se precipitaram sobre a região, o que deverá ser uma constante em toda essa semana, causaram danos e muitos prejuízos aos moradores e a Defesa Civil de Paraguaçu Paulista teve que ser acionada para que houvesse o atendimento das pessoas.

Após muita ventania e até deslocamentos de alguns telhados, árvores foram arrancadas, galhos derrubados e pelo menos, até o momento, três residências foram invadidas pelas águas, após o acumulo de chuva na via, tendo em vista o entupimento dos canais de escoamento que atendiam o local.

Segundo os moradores da rua Mohamed El Rafik, no Jardim das Oliveiras, uma senhora que chegava de bicicleta com suas compras foi arrastada pela força das águas e, por muito pouco, a situação não se transformou numa tragédia.

Três casas dessa mesma rua foram invadidas pelas águas e chegaram a registrar quase um metro de água. Uma das famílias afirmou que mudou-se para o local há apenas 20 dias e que os móveis ainda estavam sendo pagos, quando a casa foi inundada nesta terça, dia 08/09.

Além da senhora que teria sido arrastada pela força da água, uma das casas tem um bebê recem nascido, na outra uma portadora de necessidades especiais, e ainda outra, um senhor acamado.

Logo após o ocorrido a Defesa Civil foi acionada e esteve no local, acompanhada pela Guarda Municipal, e prestou os primeiros atendimentos aos moradores, cadastrando todos, levantando os prejuízos e acionando a Assistência Social do município para que, dentro do que é possível, repor materiais e mantimentos às famílias que não deixaram o local.

Imediatamente a Defesa Civil acionou ao Departamento de Obras que providenciou toda a limpeza e o desentupimento do canal de escoamento da água de chuva, que estava totalmente interrompido por entulhos e lixo atirados indevidamente naquele espaço e pela rua toda.

Após atendidos os moradores com colchões, alimentos, roupas de cama, material de limpeza e assistência social, a Defesa Civil fez a limpeza para que a água não volte a subir e encomendou um estudo para que seja feita uma limpeza mais ampla no local e as possibilidades de uma coleta de água de chuva mais eficiente naquela via.

Foto: Defesa Civil