Ciclistas de Palmital realizam “Pedalada Solidária” no dia 18 de julho
Um grupo de ciclistas de Palmital, em parceria com a Secretaria de Esporte, Lazer, Turismo e Juventude do município, promove a “Pedalada Solidária” no dia 18 de julho. A partida será no pátio da antiga Fepasa. O objetivo da ação é incentivar a prática de exercícios físicos e arrecadar alimentos para as pessoas em situação de vulnerabilidade social no município.
De acordo com um dos idealizadores da pedalada, o ciclista, Osni Urtado, durante a pandemia muitas pessoas procuraram um esporte para fazer e adotaram o ciclismo e muita gente vem fazendo parte desse esporte, que traz saúde, bem estar, saúde mental e lazer, porque muitas rotas e trilhas são na zona rural, no meio da natureza, trazendo bem estar para a mente e o corpo.
“Os ciclistas procuraram a Secretaria de Esportes e Turismo, passaram a ideia, procuraram a Vigilância Sanitária, a Secretaria de Saúde, por causa da Pandemia, e protocolaram pedido à Prefeitura de Palmital e a Câmara. Tivemos o apoio de todos os órgãos e todos gostaram da ideia, pois envolve pessoas de várias as idades, saúde, exercícios físicos e Turismo”, conta..
“Não podemos deixar de citar a Câmara Municipal de Palmital que aprovou um Projeto de Lei que Institui a criação do circuito “Cicloturismo Palmital” e o incentivo ao uso de bicicletas. O esporte vem crescendo e estamos recebendo ciclistas de Cândido Mota, Assis, Ibirarema, Platina, Campos Novos, Ourinhos e até do Paraná”, destaca.
Os participantes poderão escolher entre dois percursos:
▶ Rota Rural
– Percurso com aproximadamente 30 km;
– O tempo estimado para conclusão é de 2 horas;
– A largada poderá ser realizada entre as 7h e 9h;
– Sinalização de percurso horizontal e vertical;
– Dois pontos de apoio, em Sussuí e na Igreja da Fartura, com distribuição de água e frutas;
– Confira o mapa online: bit.ly/pedaladapalmital
▶ Rota Urbana
– Percurso com aproximadamente 6,5 km;
– O tempo estimado para conclusão é de 30 minutos;
– A largada poderá ser realizada entre as 9h e 18h;
– Sinalização de percurso horizontal;
– Confira o mapa online: bit.ly/pedaladapalmital2
Os participantes poderão doar voluntariamente 1kg de alimento não perecível que serão destinados às famílias assistidas pelo setor social do município. No pátio da antiga Fepasa, local de saída e chegada, equipes da secretaria receberão as doações e no final do percurso, os participantes receberão água, frutas e medalha de participação no sistema Drive Thru mantendo todas as medidas de prevenção ao Coronavírus.
Uma equipe motorizada acompanhará os últimos ciclistas no percurso da zonal rural para oferecer suporte àqueles que sofrerem imprevistos durante o trajeto. Além disso, o evento contará com apoio de ambulância para emergências.
A solidariedade é um exercício que faz bem, vamos todos juntos nessa pedalada.
Acesse a página: https://www.facebook.com/ciclistas.palmital, e saiba mais sobre a modalidade na cidade.
Acesse e saiba mais sobre o Projeto de Lei “Cicloturismo Palmital”: file:///C:/Users/USUARIO/Downloads/Projeto%20de%20Lei%2032%20(3).pdf
Redação: Em Assis