Cidades da região registram temperaturas negativas e geada na manhã mais fria do ano
Cidades do centro-oeste paulista registraram as temperaturas mais baixas do ano na manhã desta quarta-feira (30). Em Assis, os termômetros marcaram -1°C às 7h, segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas (Ciiagro).
Em Pedrinhas Paulista, Santa Cruz do Rio Pardo e Tarumã a temperatura ficou na casa do 0°C. Houve registro de geada, principalmente na zona rural. Em Ourinhos, a temperatura chegou a 1,1°C às 8 horas.
Geada registrada em uma plantação de milho em Pedrinhas Paulista — Foto: Thiago Rosa / Arquivo pessoal
Em Pedrinhas Paulista, a fina camada de neve atingiu um milharal. A cidade registrou 0,1°C também por volta das 7h.
Moradores mostram a camada de gelo que se formou em Botucatu na manhã mais gelada do ano — Foto: Arquivo pessoal
Já em Botucatu, cidade da região que costuma registrar as menores temperaturas, os termômetros marcaram 2,6°C por volta das 7h, também segundo dados do Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas.
Na cidade houve registro de geada na área de vegetação às margens da Rodovia Gastão Dal Farra e também no bairro Demetria.
Botucatu registrou a temperatura mais baixa do ano e geada nesta quarta-feira (30) — Foto: TV TEM/ Reprodução
Ainda na região de Botucatu, Pardinho teve a temperatura mais baixa do ano também nesta manhã. Segundo a estação meteorológica do Sítio Paraizinho, foi registrado 1,86°C. Em Itatinga, a temperatura ficou na casa dos 2°C.
Em Bauru, a temperatura mais baixa do ano foi registrada às 7h20, quando a estação meteorológica da Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp (Ipmet) apontou a temperatura de 3,1°C, se igualando a menor temperatura já registada desde que o Ipmet começou as medições há 20 anos. Em julho de 2019, a cidade também registrou 3,1°C.
Centro-oeste paulista registra menores temperaturas do ano nesta quarta-feira — Foto: TV TEM/ Reprodução
Onda de frio
A queda nas temperaturas para a casa dos 3°C já estava prevista pelo Instituto Nacional de Pesquisas Meteorológicas (Inmet). A Defesa Civil também emitiu o alerta para as baixas temperaturas causadas pela massa ar de polar que se desloca na região.
Segundo Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, além do frio intenso, também estava previsto o risco da ocorrência de geadas na região de Bauru, como aconteceu em Botucatu.
Schneider explica que essa queda brusca foi provocada pela chegada à região central do estado de uma frente fria com forte massa de ar polar. Essa frente fria, explica ele, é a mesma que, associada à umidade, provocou neve nas serras gaúcha e catarinense.
“Essa massa de ar polar que chegou ao estado de São Paulo é de forte intensidade e vai reduzir drasticamente as temperaturas, provocando um frio bastante intenso, inclusive com previsão de geadas para a região de Bauru”, explica Schneider.
Geada foi registrada no bairro Demetria em Botucatu — Foto: Dhara Rodriguez Lima/ Arquivo pessoal
Segundo ele, as temperaturas mínimas desta quarta devem continuar na quinta-feira (1º). O Inmet indica também que o ar ficará mais seco e o sol voltará a predominar, mas ainda com baixas temperaturas no período da manhã. Fonte G1