Civap e Aldeia Verde promovem reunião em rancharia sobre desenvolvimento turístico
No último dia 06, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema-Civap convidou a Associação Aldeia Verde para participar de uma reunião no município de Rancharia, com o objetivo de apresentar a estrutura de trabalho para o cumprimento de metas quanto ao projeto de transformar municípios, com potencial turístico em Município de Interesse Turístico – MIT, um programa do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Turismo do Estado.
Para se tornar um interesse de interesse turístico, não basta apenas ter um Plano Diretor de Desenvolvimento Turístico, é preciso também fazer todo o inventário turístico, potencializando nele mais um segmento econômico a ser explorado, afim de atrair renda e emprego para a comunidade.
Independentemente se o município venha a ter o selo de MIT, o trabalho promovido pela Associação Aldeia Verde visa colocar o município, a região, no mapa do turismo estadual e da união, assim participando mais da pauta de divisas que o pais arrecada na área turística, com a movimentação interna e externa de turistas.
O trabalho que a Aldeia Verde vem realizando, dentro deste assunto, é focada na minuta da Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para cumprimento das metas do MIT, envolvendo os profissionais associados na montagem e aplicação dos projetos e apoiando as cidades que queiram identificar, mapear, organizar, roteirizar e divulgar seus recursos e atrativos turísticos, incluindo a integração de circuitos turísticos do entorno.
Baseado no programa do MIT e sustentado pelas ações que o Deputado Mauro Bragato tem promovido sobre o assunto, a Associação está visitando todos os municípios interessados no assunto, desenvolvendo desde o trabalho base, à apresentação em 2016 do projeto junto a Alesp. Cumpridas estas etapas o Município poderá dar seguimento ao cumprimento da metas estabelecidas pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para obter o selo MIT, ou mesmo reforçar sua posição de Estância Turística.
O Estado de São Paulo conta atualmente com 70 (setenta) Estâncias Turísticas e 140 (cento e quarenta) Municípios de Interesse Turístico, que passaram a ter uma verba especifica para aplicar na infraestrutura turística, incluindo sinalização, organização de sistema viário, recuperação / manutenção de atrativos públicos de turismos ou mesmo na área de divulgação dos atrativos.
No final da reunião uma Ata foi elaborada, a qual será enviada a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo para que também faça parte dos documentos que o processo de MIT exige como estrutura de trabalho.
Participaram da reunião em Rancharia, com a Associação Aldeia Verde Marcos Slobodticov (prefeito do município de Rancharia) Gisele Gasparino (primeira dama de Maracai), Ester Moraes (diretora de Turismo de Narandiba), Marcos de Almeida Barbosa (secretario de Turismo e Cultura de Rancharia), Mario Cezar Garcia (secretario de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Márcia Pereira (presidente do COMTUR de Rancharia) Ida Franzoso de Souza (diretora Executiva do Civap), Leandro Martins (analista de Projetos do Civap) e Eduardo Schebuk (presidente da Aldeia Verde e da Instancia de Governança do Turismo Regional Sol do Oeste). Também marcou presença na reunião o vereador Pedro Ferreira Doninho ( presidente da Câmara Municipal de Rancharia).