Com alta no botijão de gás, procura por fogão a lenha aumenta na região

0

Desde o início do ano, o preço médio do botijão de gás de 13 quilos subiu quase 30%, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo. Em várias cidades do centro-oeste paulista, é comum encontrar o produto por R$ 100 ou até mais.

Para tentar economizar na hora de preparar os alimentos, tem família apostando no fogão a lenha como alternativa. Em Marília, as empresas que fabricam esse tipo de fogão sentiram as vendas crescerem.

Na casa da mãe da cabeleireira Irani Guimarães Santos, o fogão a lenha era uma forma de reunir a família para momentos de lazer, mas agora virou um aliado na economia doméstica.

“Quando a comida precisa de mais tempo de cozimento a gente recorre ao fogão a lenha. A gente faz mocotó, feijoada, rabada”, conta a cabeleireira.
Em tempos de inflação alta, o fogão a lenha tem sido a saída mais em conta pra manter as chamas acesas na cozinha de muitas famílias.

O aumento da procura por esse tipo de fogão nos últimos meses foi de cerca de 85% em uma fábrica da cidade. A dona conta que a equipe foi reforçada para atender a demanda.

Na casa da mãe da cabeleireira o uso do fogão a lenha é mais frequente — Foto: TV TEM / Reprodução

“A lenha, quando colocada no fogão, ela vai ter uma durabilidade muito maior do que o gás, um pouquinho de lenha fica o dia todo acesa”, afirma a empresária Priscila de Cássia Molina Scanavacca.

Em outra fábrica, foi preciso mudar a rotina de produção. Os fogões agora são feitos em larga escala e tem até modelo portátil que é menor e mais leve do que o convencional. Desde 2018, a alta nas vendas foi de 300%.

“Nós tivemos que nos adequar, estamos mudando totalmente o processo, aumentando a produtividade porque a gente não consegue nem manter o estoque. Estamos trabalhando com encomendas. A nossa engenharia está mudando o produto, diminuindo o peso dele para reduzir o custo de frete e questão da logística”, destaca o empresário Edgar Benavides Amorim.

Empresa investiu no formato mais compacto do fogão a lenha em Marília — Foto: TV TEM/ Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *