Com apoio do Poder Executivo de Paraguaçu, Agricultura Familiar é referência regional
O prefeito de Paraguaçu Paulista, Ediney Taveira Queiróz, recebeu nessa semana em seu gabinete a visita do presidente do Sindicato Rural, Paulo Anizio, que, acompanhando pelo vereador Paulo Roberto Pereira – o Paulo Japones – fez questão de cumprimentar o chefe do Poder Executivo da cidade pelo trabalho realizado especialmente em alguns projetos.
O projeto que mais chama a atenção do dirigente sindical, inclusive pelo fato de que também o sindicato apoia a iniciativa, é o trabalho realizado na cidade com os produtores inscritos no programa da Agricultura Familiar.
Segundo Anizio, o setor hoje movimenta mais de um milhão de reais por mês na cidade e, graças ao apoio recebido da administração municipal, esse número deverá dobrar já no ano que vem e a aplicação da produção na merenda escolar e nas entregas voluntárias tem sido o grande motivador desse sucesso todo.
O dirigente ainda destacou que o sindicato por ele presidido atende diversas cidades da região e por onde ele tem passado ele nunca viu uma merenda escolar tão diversificada, bem preparada e rica como a de Paraguaçu Paulista.
O prefeito Ediney disse que a merenda escolar recebe uma atenção especial de sua administração e que, a partir do momento em que os produtores rurais puderam, através dos programas de incentivo do Governo Estadual e do Governo Federal, ter a sua produção garantida pela compra feita pela Prefeitura, a qualidade melhorou ainda mais e hoje são servidos nas escolas produtos variados, de alta qualidade e com produção orgânica, o que garante saúde às crianças.
O vereador Paulo Japones hipotecou o seu apoio a esta iniciativa do Prefeito Ediney, pois com o fortalecimento dos produtores da Agricultura Familiar, o município ganha ainda mais possibilidades junto ao Governo Federal de conseguir recursos que possam garantir o desenvolvimento no campo, dos pequenos agricultores.
Paulo Anizio afirmou que no início eram sete produtores que conseguiram mobilizar mais alguns companheiros e fundaram uma cooperativa, com o apoio da prefeitura e do sindicato. Quando se criou a instituição abriram-se portas nas instâncias governamentais e, com o suporte dado pela adinistração municipal foi possível aumentar a disponibilidade de recursos e, principalmente, o número de produtores que hoje mantem suas famílias e suas propriedades graças a essa iniciativa do Prefeito Ediney. Paulo afirmou que até o início deste ano já eram mais de duzentos produtores e o número continua crescendo.
Foto: Bianca Rodrigues