Com Pista de Skate, Biblioteca e Anfiteatro, CEU de Assis será inaugurado em breve

 

O CEU – Centro de Artes e Esportes Unificados, localizado no Parque Colinas, atende a um compromisso da administração municipal em oferecer à comunidade assisense oportunidades de lazer e promoção de práticas culturais, esportivas e profissionalizantes, contribuindo ativamente para a qualidade de vida de todos.

O CEU de Assis recebeu o nome de Helenira Rezende Nazareth, uma ex-líder estudantil eguerrilheira brasileira. O Centro foi construído em um ambiente de 3 mil m² em uma parceria entre a Prefeitura de Assis e o Governo Federal. Ao todo são seis secretarias municipais envolvidas no oferecimento de projetos e assistencialismo à população que frequentar o lugar.

A Secretaria Municipal da Educação será a responsável pela Biblioteca e pelo Telecentro; a Fundação Assisense de Cultura cuidará do Anfiteatro; caberá a Autarquia Municipal de Esportes a atenção dada à Quadra Poliesportiva coberta e à Pista de Skate; em uma parceria entre as Secretarias Municipais da Saúde e do Meio Ambiente a população receberá diariamente orientações de cuidado com a saúde e preservação ambiental.

Além dessas, a Secretaria Municipal da Assistência Social irá trabalhar junto à comunidade local através do CRAS IV – Centro de Referência de Assistência Social, instalado naquele lugar, com o objetivo de fazer o acolhimento das pessoas e prestar o assistencialismo necessário.

O projeto instalado em Assis é inovador e tem o objetivo de abranger integralmente quatro bairros da cidade: Parque Colinas, Jardim Eldorado, Três Américas I, e Três Américas II. Porém, toda a comunidade assisense poderá frequentar e participar dos projetos desenvolvidos no Centro.

“Entendemos que o CEU é uma prática multidisciplinar e oferece em um único espaço oportunidades de cultura, lazer, música, esporte e profissionalização. É muito importante trazer todas as questões à comunidade, desejamos que a população participe neste que é um grande e inovador centro para a cidade de Assis”, disse Isabel Cristina, diretora de projetos da Secretaria Municipal da Assistência Social e responsável pelo CEU de Assis.

Para o aperfeiçoamento das atividades e com o objetivo de fazer com que a comunidade participe ativamente de todos os processos de implantação do CEU; ainda no ano de 2013, quando as obras tiveram início, foi formado um grupo gestor que se reúne periodicamente para discutir sobre os trabalhos que serão prestados.

O grupo é composto por 30 pessoas, divididas entre representantes da Prefeitura de Assis, instituições assistenciais (Circus, Braços Abertos, Eu Planto, e Zimbauê), e da comunidade local.

“Este grupo tem se reunido para debater sobre diversos temas, temos a intenção de fazer um estatuto e um plano de gestão compartilhada, com isso, a participação da comunidade é de extrema importância, além de desenvolver projetos que envolvam artistas locais, e fazer com que a cidade compreenda que este equipamento público é de todos e só irá se efetivar se a população contribuir com nosso trabalho”, ressaltou Isabel Cristina.

A estrutura do CEU de Assis já está finalizada, agora falta apenas o mobiliário, assim como os equipamentos que serão utilizados, para que o Centro de Artes e Esportes Unificados Helenira Rezende Nazareth, seja inaugurado.

 

ceu2  ceu4

CEU1