Com veto a turistas e controle de acesso desde março, Ibitinga segue sem casos de Covid-19
A prefeitura de Ibitinga (SP) fiscaliza a entrada e a saída de veículos na cidade desde o começo da quarentena decretada pelo governo estadual, para combater a disseminação do coronavírus. Até a manhã desta segunda-feira (20), o município não tinha nenhum caso confirmado de Covid-19.
Ibitinga é considerada a capital do bordado e atrai milhares de consumidores de todo o país. Por isso, a cidade foi uma das primeiras a impedir a entrada de ônibus de turismo e a prefeitura acredita que isso ajudou a combater a chegada do coronavírus.
Para impedir a disseminação do vírus, as entradas secundárias de Ibitinga estão fechadas. Já a principal conta com uma equipe de monitoramento 24 horas, que mede a temperatura das pessoas que chegam de carro e faz o cadastro dos veículos com placas de fora.
“Por ser uma cidade turística, nós ficamos muito preocupados com a questão da movimentação de turistas, que chegam a milhares no final de semana. Por isso a gente se antecipou no decreto, para fazer o controle de acesso aos turistas e da circulação de pessoas na cidade”, explica o vice-prefeito Frauzo Sanches.
CIDADES VIZINHAS
Além de Ibitinga, as cidades vizinhas Tabatinga e Itápolis não apresentaram casos de coronavírus. Tabatinga, que é conhecida como a capital do bichinho de pelúcia, por reunir várias indústrias do setor, também controla a entrada de veículos no município.
Os veículos devem entrar apenas pelo acesso principal da Rodovia Deputado Victor Maida, onde as equipes de saúde realizam a medição de temperatura e visitantes precisam justificar a entrada na cidade. Além disso, o município mantém toque de recolher das 22h às 6h.
Itápolis também implantou o toque de recolher na cidade, das 20h30 às 6h. Além disso, somente um acesso está liberado pela entrada principal da cidade, na Avenida Carlos Adolfson.
Lá, moradores que são de outras cidades são impedidos de entrar no município, a não ser que tenham uma justificativa plausível, segundo a prefeitura. Já os moradores que retornarem de viagens a outros municípios são monitorados após preenchimento de cadastro.
Também está proibido o ingresso, a saída, a circulação e permanência de ônibus, vans e demais veículos de transporte coletivo com finalidade de compras e excursão. Só estão livres da restrição veículos destinados ao abastecimento de combustível, gêneros alimentícios, medicamentos, insumos hospitalares e outros serviços essenciais.
O acesso também está liberado na vicinal que liga Itápolis a Tabatinga, mas apenas para produtores rurais e trabalhadores da cidade. O local é monitorado pela Guarda Municipal. Fonte G1