Concessionária inicia processo de remoção de rocha com risco de cair em rodovia de SP
A concessionária responsável pela Rodovia Geraldo de Barros, entre Torrinha e Santa Maria da Serra, começou neste fim de semana a remover a rocha que apresentou risco de desmoronar sobre a via.
A pista segue interditada desde 11 de janeiro, nos dois sentidos, e ocorreu três dias após um paredão de pedra se soltar e cair sobre turistas que visitavam os cânions de Capitólio (MG).
As equipes iniciaram o trabalho de perfuração da rocha na rodovia paulista para que seja possível a retirada dela. A expectativa é de que os trabalhos sejam finalizados em até 15 dias.
A concessionária que administra o trecho da rodovia decidiu pela remoção após uma vistoria atestar risco de queda de parte do paredão.
A avaliação foi feita por técnicos da concessionária, da Defesa Civil do Estado, da Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).
Segundo a concessionária, a partir da identificação de instabilidade de bloco de rocha, os técnicos verificaram a necessidade de remoção da rocha. A rodovia seguirá interditada até a conclusão dos trabalhos.
A operação será iniciada com a abertura de um caminho de serviços, onde as equipes acessarão o topo da rocha para iniciar sua perfuração.
Pista no trecho de serra da SP-304 fica numa eventual
rota de queda em caso de ruptura do paredão de rocha — Foto: Arquivo pessoal
Embaixo, a rodovia receberá uma cobertura especial para a sua preservação. A estimativa para o desmonte e a retirada total dos fragmentos é de duas semanas. A concessionária não confirma a necessidade de implosão do bloco.
“É uma operação organizada com todos os critérios de segurança e programada para que o tráfego seja restabelecido o mais rápido possível. Em breve, os motoristas poderão voltar a circular pela SP-304, fundamental para os municípios que formam a serra do Itaqueri”, afirma Robinson Ávila, diretor-superintendente de Engenharia da concessionária.
De acordo com a concessionária, a interdição é preventiva e, até a conclusão dos trabalhos de remoção da rocha, a concessionária recomenda aos motoristas que utilizem rotas alternativas (veja opções abaixo).
A interdição foi decidida apenas três dias após a queda de uma grande rocha de um paredão no lago de Furnas, em Capitólio (MG). Na ocasião, dez turistas que faziam passeio de lancha morreram.
Risco de ruptura e queda de rocha sobre trecho da SP-304
é avaliado por técnicos da Defesa Civil e Artesp
Foto: Eixo SP/Divulgação e Arquivo pessoal
A interdição foi determinada no trajeto entre os quilômetros 225 e 245. A concessionária informa que a medida é preventiva, pois foi constatada uma possível rachadura em uma das rochas localizadas na encosta no trecho de serra, na altura do km 235.
Opções de rotas
Enquanto isso, os motoristas terão algumas alternativas de acesso a Torrinha e a Santa Maria da Serra.
Conforme mostra o mapa (abaixo), o acesso a Torrinha poderá ser feito pela Rodovia Deputado Amauri Barroso de Souza (SP-304), via de ligação entre Jaú e Torrinha, e pela Rodovia Doutor Américo Piva (SP-197), entre Brotas e Torrinha.
Trecho de serra é interditado por risco de desabamento
de rocha — Foto: Eixo SP/Divulgação
O acesso à SP-197 se dá pela Rodovia Engenheiro Paulo Nilo Romano (SP 225), nome que recebe a via no trecho entre Jaú e Itirapina.
Já o acesso a Santa Maria da Serra poderá ser feito pela SP-191 (Rio Claro-São Pedro) seguindo pela Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), a ligação entre São Pedro e Santa Maria da Serra. A outra alternativa é a SP-191, entre São Manuel e Santa Maria da Serra.
Vistoria vê risco de queda de rocha em rodovia e local
segue interditado entre Torrinha e Santa Maria da Serra
Foto: Eixo SP/Divulgação