Conselheiros da Educação fiscalizam alimentos da Rede Municipal
O acompanhamento in loco prevê garantir a qualidade dos produtos oferecidos através das unidades escolares
Nos dias 17 a 20, o Conselheiro Municipal da Educação (CAE), por intermédio de seus conselheiros, compôs um roteiro de visitas às escolas EMEI Adelina Petrini Bolfarini, EMEIF João Leão de Carvalho e EMEIF José Santili Sobrinho da Rede Municipal da Educação de Assis, para acompanhamento e orientação dos serviços pertinentes à execução das merendas escolares.
Foram averiguadas questões relevantes à execução dos cardápios elaborados pelos nutricionistas da Cozinha Piloto, unidade da Divisão de Alimentação Escola (DAE). Cada cardápio considera a modalidade de ensino, as necessidades nutricionais e as restrições alimentícias dos alunos.
As condições de conservação, acomodação, manipulação e produção dos alimentos, bem como as áreas físicas que compõem os espaços para a realização da merenda, como as cozinhas, as despensas de alimentos, os sistemas de refrigeração e os lactários, também foram objeto da inspeção.
Os conselheiros examinaram os prazos de validade e as quantidades de produtos armazenados para assegurar que o estoque corresponda às necessidades de abastecimento e consumo de cada unidade.
O mesmo ocorreu quanto à acomodação e conservação das proteínas de origem animal, como carnes, peixes, ovos, leite e derivados, e aos alimentos de origem vegetal, como legumes, verduras e hortaliças.
Também foram supervisionados os critérios de higiene do local, os serviços de controle de pragas, na aplicação e nos prazos, e a segurança dos profissionais mediante o uso correto dos equipamentos de segurança no trabalho e uniformes.
Após as visitas, o Conselho de Alimentação Escolar elaborará relatórios com as informações coletadas e encaminhará à Divisão de Alimentar Escolar, e à secretária Municipal de Educação, professora Dulce de Andrade Araújo, com as recomendações necessárias para adequação dos serviços, se necessário.
A participação ativa dos conselhos como órgão de fiscalização dos serviços públicos oferecidos à municipalidade faz parte do modelo de gestão democrática e transparente da administração municipal na Secretaria Municipal da Educação.