Corpo de Bombeiros recua e base de Cabrália Paulista volta a atender a região

 

A base do Corpo de Bombeiros de Cabrália Paulista (SP) voltou a atuar nos serviços mais especializados, como combate a incêndios, depois que a corporação anunciou nesta quinta-feira (26) que devolveu os equipamentos e a viatura que haviam sido retirados após o término de um convênio com a prefeitura.

A decisão do comando do Corpo de Bombeiros foi anunciada dias depois de a reportagem da TV TEM mostrar, no início desta semana, que o fim do convênio deixaria cinco cidades da região de Cabrália Paulista sem os serviços por falta de caminhão e equipamentos. Além de Cabrália, também seriam prejudicadas Paulistânia, Duartina, Ubirajara e Lucianópolis.

E nesta quinta-feira, a equipe já foi acionada para combater um princípio de incêndio em uma fábrica de Ubirajara, porém quando chegaram ao local, as chamas já tinham sido controladas pelos funcionários.

A base do Corpo de Bombeiros em Cabrália Paulista foi montada em uma área municipal e num prédio construído com ajuda da comunidade. Com o fim do convênio, sobrou no local um veículo para serviços administrativos e bombeiros civis que só podem atender a casos mais simples.

Cabrália Paulista voltará a ter viatura do Corpo de BombeirosCabrália Paulista voltará a ter viatura do Corpo de Bombeiros

No convênio assinado na gestão passada do município, o estado ficaria responsável por pagar os salários de um bombeiro militar e por fornecer equipamentos e viaturas. À prefeitura coube o pagamento das despesas do prédio e a contratação, por meio de concurso, de cinco bombeiros civis.

Todos esses pontos foram cumpridos pelas partes, mas para manter esse convênio a prefeitura teria que fazer um investimento de R$ 260 mil por ano, dinheiro que o Executivo afirma não possuir. O prefeito de Cabrália Paulista, Zequinha Madrigal (PTB), diz pretende fazer uma audiência pública para que a população decida o que se fazer sobre o tema.

Outro lado

Em nota, o comando do Corpo de Bombeiros informou que está em contato com a prefeitura de Cabrália Paulista para encontrar a melhor maneira de manter os serviços na cidade. Informou ainda que até que não se encontre o melhor modelo de serviços, a viatura do Corpo de Bombeiros permanecerá no atendimento emergencial para que não haja prejuízo a população.

Também em nota, a prefeitura informou que houve uma reunião em Brasília na tentativa de se conseguir recursos para solucionar o problema. A nota diz ainda que a audiência pública prometida ainda não tem data marcada. Fonte G1

Com viatura especial de volta, cidades da região poderão ser atendidas novamente (Foto: Divulgação / Juninho Martins)
Com viatura especial de volta, cidades da região poderão ser atendidas novamente (Foto: Divulgação / Juninho)