Corpo de ex-presidente da Fema é cremado em Londrina/PR

 

O corpo do ex-presidente da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA, professor Ulysses Telles Guariba Netto, 76, que morreu na tarde desta terça-feira, dia 7 de fevereiro, foi cremado em Londrina/PR, às 10h desta quarta-feira, 08. Ele lutava contra um câncer nos pâncreas. Deixa a mulher e três filhos.

Doutor Ulysses era formado em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Lecionou de 1968 a 1977 na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Assis, para onde foi ajudar a instalar o Curso de Filosofia.

A história do professor está diretamente ligada a grandes conquistas na área da Educação. Em Assis, sua atuação à frente da FEMA colocou a instituição como uma referência educacional na região.

Dos mais de 30 de história da fundação, o doutor Ulysses esteve presente em dois momentos como Presidente do Conselho Curador, de 1997 a 2000 e de 2015 a janeiro de 2017. Visionário, trabalhou para ampliar a oferta de cursos de graduação.

Entre as principais realizações, está o curso de Medicina. “Se esse curso tem um pai, esse pai se chama Ulysses Guariba”, disse o diretor Eduardo Vella na aula inaugural da graduação em fevereiro de 2016. “Isso tudo aqui hoje só possível porque alguém sonhou primeiro”.

A disposição e a inteligência do doutor Ulysses são um exemplo de como um longínquo sonho para muitos, pode se transformar em realidade quando sonhado de forma determinada e incansável.

Mesmo em tratamento, o professor manteve regularmente suas atividades e foi, inclusive, reconduzido ao Conselho Estadual de Educação de São Paulo, como conselheiro suplente, nomeado pelo governador Geraldo Alckmin, em agosto de 2016.

O doutor Ulysses acreditava e trabalhava pelo modelo de fundação educacional. Participava também do AIMES-SP, a Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior do Estado de São Paulo. “É importante sermos reconhecidos e buscar uma presença maior no cenário político”.