Covid: Ourinhos suspende vacinação em gestantes, após orientação da Anvisa para suspender a vacina da AstraZeneca em grávidas
A Prefeitura de Ourinhos suspendeu, na manhã desta terça-feira, 11, a vacinação em gestantes após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendar a suspensão imediata do uso da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Fiocruz para mulheres gestantes.
A orientação está em Nota Técnica emitida pela agência. Como em Ourinhos está sendo aplicada em 1ª dose, apenas com a vacina da AstraZeneca/Fiocruz, a vacinação deste grupo foi suspensa. De acordo com informações, a vacinação poderá ser aplicada apenas com recomendação médica.
A orientação da Anvisa é que a indicação da bula da vacina AstraZeneca seja seguida pelo Programa Nacional de Imunização (PNI). A decisão é resultado do monitoramento de eventos adversos feito de forma constante sobre as vacinas contra a covid-19 em uso no país.
“O uso off label de vacinas, ou seja, em situações não previstas na bula, só deve ser feito mediante avaliação individual por um profissional de saúde que considere os riscos e benefícios da vacina para a paciente. A bula atual da vacina contra a covid-19 da AstraZeneca não recomenda o uso da vacina sem orientação médica”, ressaltou a Anvisa.
A vacina vinha sendo usada em gestantes com comorbidades. Agora, só podem ser aplicadas nas grávidas a Coronavac e a Pfizer.
Em Ourinhos a CoronoVac está sendo usada apenas para a aplicação da 2ª dose em profissionais da educação e não tem a vacina da Pfizer.
Ontem (10) a Prefeitura divulgou a vacinação para as gestantes e puérperas com comorbidades, que iriam receber a 1ª dose a partir de hoje (11), quem faz acompanhamento no posto de saúde (público) e quem faz o pré-natal na rede particular receberia no “Postão”. Conforme banner abaixo:
Fonte: Passando a Régua