Crianças de Ourinhos recebem sessões gratuitas de cinema
Média-metragem produzido com patrocínio da Duke Energy e participação da comunidade será exibido nesta segunda e terça-feira
O projeto Circuito Estradafora chega a Ourinhos, nesta segunda e terça-feira, levando às crianças da rede pública de ensino a oportunidade de receberem sessões gratuitas de cinema. Com o patrocínio da Duke Energy, a ONG Teatro de Tábuas promove a exibição do filme “Os segredos do rio”.
O média-metragem percorre escolas públicas de municípios paulistas e paranaenses, conscientizando as crianças sobre a importância do rio. Para isso, em cada cidade é montada uma sala móvel de cinema – uma grande carreta, climatizada, com poltronas fixas, estrutura de som, iluminação e sinalização de segurança.
“Os segredos do rio” foi desenvolvido pela ONG Teatro de Tábuas, a partir de pesquisas sobre lendas e identidades culturais realizadas junto às comunidades ribeirinhas, nos municípios vizinhos das hidrelétricas operadas pela Duke Energy no Rio Paranapanema.
“É o segundo filme produzido dentro do projeto Circuito Estradafora que teve a participação da comunidade, mediante parcerias com as prefeituras. Este envolvimento é importante para despertar o interesse e contribuir com a valorização da cultura ribeirinha”, destaca André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy.
Sinopse
A exibição do média-metragem dá continuidade ao processo de criação que iniciou em março, com a realização de seis oficinas culturais ministradas pelo Teatro de Tábuas nos municípios paulistas de Ibirarema, Palmital e Ourinhos, e nos paranaenses Itambaracá, Andirá e Jacarezinho. Com o patrocínio da Duke Energy, em cada oficina foram construídas as maquetes que serviram de cenário para a animação.
A produção é uma diferente mistura. Realidade e desenho se unem para contar uma misteriosa história, onde o rio não é apenas um caminho que alimenta a vida de muitas espécies, ecossistemas e áreas urbanas, mas a natureza poderosa de suas águas também sustenta a imaginação das pessoas.
Na criação, o Rio Paranapanema ganha vida ao transmitir medos, crendices, bênçãos e alegrias às pessoas que convivem bem próximas dele. Baseando em depoimentos de vários contadores de causos e lendas da região do Paranapanema, o rio se transformará em personagens para contar as histórias do Cavaleiro Negro, das lavadeiras e da grande fábrica.
Primeiro filme
Em 2014, o projeto Circuito Estradafora exibiu a fábula “As viagens de Jerê” em dez cidades situadas nas proximidades do Paranapanema. Da mesma forma, a produção contou com a participação da comunidade, que protagonizou histórias e aprovou o resultado da iniciativa ao assistir a peça pronta.
A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Em 2014, a companhia gerou de 11,2 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer 5,6 milhões de famílias ou 22 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
Legenda 1:
Maquetes produzidas durante as oficinas culturais serviram de cenário para a animação
Legenda 2
Filme é exibido na sala móvel, uma carreta com poltronas fixas, estrutura de som e iluminação