Criminalidade em Assis e região é a mais baixa dos últimos 15 anos
As Polícias Militar e Civil informam que o altíssimo número de prisões em flagrante, principalmente por tráfico de drogas, e o grande número de procurados capturados fez com que a criminalidade despencasse em Assis e região no ano de 2015
A Delegacia Seccional de Polícia de Assis e o 32º Batalhão de Polícia Militar do Interior, responsáveis pela Segurança Pública nos municípios de Assis, Paraguaçu Paulista, Cândido Mota, Palmital, Tarumã, Maracaí, Ibirarema, Campos Novos Paulista, Platina, Pedrinhas Paulista, Florínea, Lutécia e Cruzália, após o fechamento dos índices criminais e operacionais, informam que em 2015 houve expressivo aumento da produtividade operacional (presos em flagrante, captura de procurados, esclarecimento de crimes, apreensões de drogas, apreensões de armas, fiscalização de pessoas e veículos, etc.), o que refletiu de forma muito acentuada na redução dos indicadores criminais em toda região.
As Forças Policiais de Assis, preocupadas com a segurança e o bem estar da população de toda região, mantiveram em 2015 os mesmos objetivos de combate ao tráfico de drogas, aos roubos e furtos em geral e ao roubo e furto de veículos.
Desse modo, através de policiais compromissados e motivados, aliado à participação e colaboração efetiva da população através de informações e denúncias, em 2015 mais de dois mil infratores da lei foram retirados das ruas e encarcerados, tornando toda região de Assis um local ainda mais seguro para se viver.
ROUBO e FURTO de VEÍCULOS
198 ocorrências – menor número já mensurado, alcançando recorde positivo ainda não verificado nas estatísticas disponíveis da Secretaria de Segurança Pública dos últimos 15 anos (desde 2001). Esse número se torna ainda mais expressivo quando verificamos que a frota veicular era de 63.428 veículos em 2001 e passou dos 156.000 veículos em 2015
FURTOS EM GERAL – exceto veículos
2.250 ocorrências – também é o menor número já mensurado nas estatísticas da Secretaria de Segurança Pública dos últimos 15 anos (desde 2001).
ROUBOS EM GERAL – exceto veículos
251 ocorrências – este é o menor índice desde o ano de 2002.
HOMICÍDIOS
20 ocorrências – menor índice desde o ano de 2011, isso somado a uma redução expressiva em relação ao ano anterior. Nossos indicadores atingiram números bem abaixo do limite considerado endêmico pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 10/100 mil hab (dez homicídios dolosos para cada cem mil habitantes), uma vez que na área do 32º BPM/I (treze municípios) a população estimada em 2015 pelo IBGE foi de 254.191 habitantes e, portanto, nosso índice em 2015 foi de 7,87/100 mil (sete vírgula oitenta e sete homicídios dolosos para cada cem mil habitantes). Em Assis, cidade mais populosa da região (101.597 habitantes em 2015), o índice alcançado foi ainda melhor, pois com apenas 5 homicídios o município alcançou o baixíssimo índice de 4,92/100 mil (quatro vírgula noventa e dois homicídios dolosos para cada cem mil habitantes), muito inferior ao limite considerado endêmico pela OMS.
PRISÃO DE INFRATORES DA LEI
2.099 infratores da lei foram encarcerados em 2.015, sendo que deste total, 54% em decorrência do tráfico de drogas. Foram apreendidas e retiradas das ruas mais de mil quilogramas de drogas (1.323 Kg). Essas prisões propiciaram ainda diversas condenações criminais, o que elevou o número de emissão de mandados de prisão pelo Poder Judiciário, os quais os policiais buscaram cumprir com extrema celeridade, alcançando a marca histórica de 692 Procurados Capturados.
POLÍCIA CIVIL e POLÍCIA MILITAR
JUNTAS PELA SEGURANÇA PÚBLICA
Fontes utilizadas:
Secretaria de Segurança Pública – www.ssp.gov.br
Departamento Nacional de Trânsito – www.denatran.gov.br
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE – www.ibge.gov.br