Defesa Civil de Assis aprimora preparação para as chuvas de verão

Os agentes Ítalo Nizoli e Eduardo David Figueiredo,
foram os representantes da Defesa Civil de Assis

A Defesa Civil de Assis participou, nos dias 30 de novembro e 1 de dezembro de 2023, do 8º Treinamento Chuvas de Verão em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, representantes regionais e a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de Itararé. O evento, realizado no Clube Atlético Fronteira, teve a presença dos agentes Eduardo David Figueiredo e Ítalo Nizoli, representantes da Defesa Civil de Assis na Oficina Preparatória.

O treinamento, que ocorreu em oito locais diferentes do estado, consistiu em um curso de dois dias com aulas teóricas e práticas. O objetivo principal foi ensinar aos agentes e gestores municipais de Proteção e Defesa Civil como agir durante as chuvas de verão para reduzir os riscos de desastres.

As aulas abordaram temas como Logística Humanitária, ministrada pelo Centro de Estudo e Pesquisas sobre Desastres (CEPED), condições meteorológicas para o período de chuvas, apresentadas pelos meteorologistas do Climatempo, e Situação de Anormalidade, com análise de solo e vistoria de campo acompanhada por técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) ou do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT).

Ao término do treinamento, os participantes receberam certificados, e seus municípios pontuaram no Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M) no Programa Município Verde Azul, cumprindo critérios para receber o “Kit Operação Chuvas de Verão” e também atendendo aos requisitos da Ação de Aparelhamento da Defesa Civil Estadual.

É importante destacar que os participantes desta oficina serão os futuros multiplicadores das ações do Sistema Estadual de Proteção e Defesa Civil em suas comunidades, contribuindo para a redução de riscos e a resposta a desastres no próximo período de chuvas.

O coordenador de Proteção e Defesa Civil de Assis, Fábio Nossack, reafirma a importância desse treinamento, especialmente diante das fortes chuvas recentes na região. Ele destaca a necessidade de adquirir capacitação técnica específica para oferecer aos agentes maior capacidade de análise e avaliação de riscos, bem como uma atuação efetiva diante das possíveis adversidades causadas pela mudança climática.

FONTE: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO PMA/DEFESA CIVIL