Defesa Civil estadual faz alerta para frio intenso na região

Um alerta emitido nesta quinta-feira (4) pela Defesa Civil do Estado São Paulo inclui cidades do Centro-Oeste Paulista entre as que devem enfrentar um frio intenso neste fim de semana.

Em cidade como Bauru e Marília (SP), o informe da Defesa Civil avisa a população para se preparar para temperaturas mínimas de até 5ºC. Segundo previsão do Instituto de Pesquisas Meteorológicas (IPMet), da Unesp de Bauru, esta mínima pode chegar a 4ºC, com uma máxima de 17ºC.

Segundo o meteorologista Thiago Ferreira, do IPMet, este tipo de situação pode ser considerado comum nesta época do ano, durante no inverno.

Segundo o meteorologista Thiago Ferreira, do IMPet de Bauru, situação pode ser considerada comum para esta época do ano — Foto: TV TEM/Reprodução

Segundo o meteorologista Thiago Ferreira, do IMPet de Bauru, situação pode ser considerada comum para esta época do ano — Foto: TV TEM/Reprodução

O motivo desta queda de temperatura é a presença de uma massa de ar frio que está cobrindo o estado de São Paulo, o que deve deixar os termômetros mais baixos por três ou quatro dias.

“Estamos numa região que não é caracterizada por temperaturas muito baixas e o que faz a gente sentir um inverno mais intenso é justamente este tipo de episódio isolado, como o que está previsto para este fim de semana que vai derrubar as temperaturas”, explica o meteorologista.

Comércio otimista

Na madrugada desta quinta-feira (4) o inverno chegou com força a chuva voltou ao Centro-Oeste Paulista para encerrar um período de quase um mês de estiagem.

Chegada do frio intenso anima comerciantes de Botucatu

Chegada do frio intenso anima comerciantes de Botucatu

Em Botucatu, com o tempo úmido e rajadas de ventos, as temperaturas despecaram, formando uma intensa neblina. Na cidade, a mínima foi de 12ºC.

E a previsão, na cidade que é considerada uma das mais geladas da região, qé que o frio chegue com mais força no fim de semana.

Com isso, muitos comerciantes já apostam em promoções para atrair o consumidor. A frente fria deste fim de semana é considerada pelo setor como uma boa oportunidade de lucrar com a venda de blusas e casacos. Fonte G1