Delegado cândido-motense participa de operação que prendeu 41 por ‘rinha’ entre cães

O delegado cândido-motense Matheus Araújo Laiola é um dos responsáveis pela investigação que prendeu 41 pessoas em flagrante no último sábado, dia 14, por participar de ‘rinha’ entre cães no município de Mairiporã/SP. O cândido-motense faz parte da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) em Curitiba, onde foi iniciada a investigação, que terminou com a operação em conjunto com a Polícia Civil de São Paulo.

Segundo Matheus, a rinha era uma espécie de torneio internacional. “Ano passado a disputa foi na República Dominicana, esse ano no Brasil, e ano que vem provavelmente seria em outro país. Eles eram extremamente organizados. Na camiseta do evento tinha a pesagem de cada animal. As apostas, além de físicas, também eram feitas pela internet, em grupos fechados do mundo inteiro”, explica o policial.

Na operação, foram resgatados 19 cães. Os animais, da raça pitbull, eram incentivados a lutar entre si e foram encontrados com diversos ferimentos. Entre os acusados estão veterinários, médicos, um policial militar e cinco estrangeiros.

De acordo com os agentes, um dos cachorros não sobreviveu em uma das lutas e foi servido como churrasco aos participantes. Um dos cachorros resgatados chegou a urinar sangue, de acordo com o delegado.

Após a audiência de custódia, um peruano preso na ação foi o único a ter prisão transformada em preventiva porque o juiz André Luiz da Silva da Cunha entendeu que ele é um dos organizadores do evento e que, em liberdade, poderia atrapalhar as investigações, especialmente em relação às diligências necessárias à identificação dos demais organizadores.

Já os demais presos tiveram liberdade em troca de medidas cautelares. Os outros estrangeiros presos na ação estão proibidos de deixar o país e só serão soltos após pagamento de fiança. Todos eles irão responder por associação criminosa e maus-tratos contra animais, com agravante de morte, e por jogos de azar.

Desdobramentos

Após a operação no último sábado, a Polícia Civil localizou em Itu/SP, uma chácara com 33 cachorros da raça pitbull na tarde de segunda-feira, dia 16. O proprietário é um dos 41 presos que participavam da rinha de cães em Mairiporã. A polícia foi chamada no local após uma denúncia anônima. No sítio, os pitbulls estavam em condições precárias de saúde. Fonte: Diário do Vale – Foto: Polícia Civil do Paraná/Divulgação