Durante chuva desta sexta-feira, cerca de 30 mil raios atingiram Assis e região, afirma Energisa
As fortes chuvas que atingem as regiões de Presidente Prudente, Assis e Tupã desde o início da madrugada desta sexta-feira, 23/11, causaram algumas ocorrências no sistema elétrico da Energisa Sul-Sudeste, principalmente pela alta incidência de raios.
Até às 13h de hoje, cerca de 30 mil raios atingiram essas regiões, segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), que tem uma parceria com a distribuidora.
“Quando os raios atingem o sistema elétrico, eles podem causar rompimentos de cabos, condutores e até curtos-circuitos, podendo provocar a interrupção do fornecimento de energia. Nossa região foi muito impactada nesta sexta-feira. Neste momento, nossos técnicos estão em campo atendendo ocorrências em pontos isolados”, explica Stevon Schettino, gerente do Departamento de Operação da Energisa Sul-Sudeste.
A atenção deve ser redobrada durante os temporais. “Além de atingir o sistema elétrico, os raios podem atingir pessoas e imóveis diretamente ou ainda por meio de objetos metálicos, telefonia, antenas externas, rede de TV e Internet via cabo. É preciso ficar atento”, destaca o gerente.
Em situações como essas, a Energisa Sul-Sudeste preparou algumas dicas para que você passe por um temporal sem nenhum susto ou acidente:
– Retire os aparelhos eletroeletrônicos das tomadas;
– Nunca utilize telefone com fio ou aparelho conectado à tomada durante uma forte tempestade com incidência de raios;
– Se precisar fazer uma ligação, dê preferência aos celulares ou telefones sem fio;
– Deixe para carregar seu smartphone em outro momento e sempre opte por usar o notebook na bateria e pela rede Wi-Fi, dispensando o uso de fios;
– Os cabos telefônicos, cabos de TV por assinatura e fiação de antenas são capazes de conduzir a corrente elétrica dos raios até os aparelhos, podendo danificá-los. Por isso, é aconselhável retirar os aparelhos eletrônicos (normalmente mais sensíveis) das conexões com rede de telefonia, TV a cabo e antena externa;
– Sempre que puder, instale dispositivos de proteção contra surtos e aterre a rede elétrica da residência ou comércio;
– Não utilize chuveiro ou torneira elétrica (secador, chapinha, etc.) durante tempestades;
– Quando ouvir os trovões, nunca fique em campo aberto. Procure abrigo imediatamente em construções e feche os vidros e janelas;
– Durante temporais evite aglomerações;
– Se não for possível se abrigar, agache-se, com as mãos na nuca e pés juntos;
– Não fique embaixo de árvores ou próximo à torres;
– Se estiver dentro de um carro feche as janelas e aguarde a tempestade passar para poder sair. O carro oferece uma boa proteção contra raios;
– E não toque em fios caídos ou em objetos que estejam em contato com a rede elétrica, eles podem estar energizados. Acione imediatamente a Energisa, pelo telefone 0800 70 10 326.
E lembre-se, a distribuidora está sempre à disposição por meio da Central de Atendimento ao Cliente, aplicativo Energisa ON, pelas redes sociais (facebook.com/energisa) e agências de atendimento.