Em Assis, vacina contra Influenza continua apenas para grupo prioritário
Diferente do que foi anunciado no sábado, 3, através do Governo Federal sobre a liberação da vacina contra o vírus Influenza para toda a população em território brasileiro, a Secretaria Municipal da Saúde em Assis recebeu comunicado nesta segunda-feira, 5, da Secretaria de Estado da Saúde de que no Estado de São Paulo permanece a disponibilização da vacina apenas aos grupos prioritários, conforme já previa a Campanha Nacional de Vacinação.
De acordo com a nota oficial enviada pelo Estado às secretarias, mesmo as cidades paulistas não atingindo a meta, permanecem os grupos prioritários, já que a quantidade de frascos foi reservada de acordo com o número inicial do público-alvo da Campanha.
Segundo dados oficiais divulgados pela Secretaria de Estado, até o momento foram imunizadas cerca de 9.379.838 pessoas dentro do grupo prioritário, que equivalem a 74,2% do total de 90% da meta estipulada em território paulistano.
A Campanha foi estendida até o próximo dia 9 e aqueles que não foram vacinados ainda dá tempo, desde que estejam no grupo prioritário.
Podem receber a dose crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade, trabalhador da Saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos, professores do ensino público e privado, funcionários do sistema prisional e jovens e adolescentes em medidas socioeducativas.
Para portadores de doenças crônicas não transmissíveis, a vacinação será realizada somente com a apresentação de prescrição médica.
Podem também tomar a vacina membros da Policia Militar e Civil, bombeiros, funcionários do Poupa Tempo, Correios, Defesa Civil, promotores do Ministério Publico e Procuradoria Geral, Defensoria Pública.
Foi liberada ainda a vacina para outros grupos que estão em contato com a população como Polícia Federal e Guarda Municipal, doadores de sangue e de medula, trabalhadores dos Tribunais de Justiça e Fóruns, profissionais que trabalham com pessoas em situações de rua, cuidadores de idosos, auxiliar de classe e demais funcionários das escolas de Ensino Básico e Superior, funcionários de creches, trabalhadores da Limpeza Urbana e coletores de resíduos.
Os interessados devem procurar a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência e receber a dose da vacina até sexta-feira, 9, quando se encerra a Campanha.