Em Maracaí, projeto estimula crianças a combater o Aedes Aegypti
Patrocinada pela Duke Energy, contação de história aborda a proliferação do mosquito de forma lúdica
Crianças da rede pública de ensino do município de Maracaí recebem, nesta quarta-feira (13), uma atividade diferenciada que estimula o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O projeto “Um Reino sem Dengue”, que trabalha o assunto por meio de contação de história, será apresentado na EMEF Professora Maria Helena da Silva Silvério, pela Villa 7 Produções Culturais. O evento é patrocinado pela Duke Energy, por meio da Lei Rouanet de incentivo fiscal.
O projeto consiste na encenação do livreto, com o mesmo nome, escrito pela autora Alda de Miranda.
Em Maracaí serão duas apresentações: às 9h e às 14h. A programação cultural, realizada em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura, percorrerá 25 municípios paulistas e paranaenses, encerrando-se em 19 de abril.
De acordo com André Guimarães, da área de Relações Institucionais da Duke Energy, através da contação de história, as crianças são conscientizadas sobre a importância de combater o Aedes Aegypti que, além da dengue, transmite outras graves doenças como o zika vírus e chikungunya.
“Nosso país vive um momento preocupante em relação à epidemia de dengue e todos precisam agir intensamente contra o Aedes. Com este projeto, a ideia é despertar as crianças sobre a necessidade de eliminar os criadouros e evitar a proliferação do mosquito transmissor de doenças que podem até matar”, enfatiza Guimarães.
A história
Em um reino, o rei fica doente e o responsável é um mosquitinho, que será combatido heroicamente por príncipes e súditos. O livreto “Um Reino sem Dengue” aborda o surto da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti. Com ilustrações alegres e coloridas, foca em ensinamentos de como prevenir a dengue. Com o mesmo intuito, o espetáculo de contação de histórias traz uma trilha sonora envolvente, texto leve e divertido e um cenário que aflora a imaginação infantil.
A Duke Energy Brasil tem a concessão de oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim. Juntas as duas operações são responsáveis por cerca de 2,3Gigawatts de capacidade total instalada e geram uma média 12 milhões de MW/h por ano. Isso equivale a energia suficiente para abastecer quase 7 milhões de famílias ou 27 milhões de habitantes. Com cerca de 300 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp.,a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.
A Villa 7 Cultura é uma produtora Cultural especializada em gestão de cultura e no desenvolvimento de projetos culturais utilizando as leis de incentivo fiscal.