Em respeito à decisão da prefeitura de Assis, prefeitos do Civap aprovam resolução de transição da UPA

 

A Resolução que ditará o processo de transição foi aprovada por unanimidade e deverá ser cumprida com transparência e seriedade

 

Na última segunda feira, dia 17, prefeitos do Consórcio Intermunicipal do Vale Paranapanema-Civap se reuniram em Assembleia Extraordinária para tratar da transição de gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Referenciada Assis para a Prefeitura Municipal de Assis.

Desde sua inauguração em 2014, a UPA vem sendo administrada pelo Civap Saúde e no dia 30 de junho deste ano o Consórcio foi comunicado pela Prefeitura Municipal de Assis, por meio de ofício, no qual o prefeito José Aparecido Fernandes solicitou o cancelamento do Convênio de gestão existente com o Civap Saúde. A decisão da prefeitura de Assis foi respeitada pelos prefeitos do Civap e, a partir de 01 de dezembro de 2017, a UPA será gerenciada pela prefeitura de Assis. Como Assis é o único signatário do contrato com o Civap Saúde a decisão sobre o mesmo cabe somente a este Município.

Diante dos fatos, o presidente do Civap convocou uma Assembleia na última segunda feira para que os envolvidos, Prefeitos Consorciados e Prefeitura de Assis, decidissem sobre a transição da gestão. Todo o processo de transição ficou definido e foi formalizado na Resolução Civap N°005/2017, que foi aprovada por unanimidade pelos prefeitos durante a Assembleia. Este documento estabelece todas as normas e tratativas para a transição nos próximos meses, que deverão ser seguidas com o mais alto rigor e de forma transparente, por uma comissão paritária, composta por membros do Civap Saúde e Prefeitura de Assis.

Na oportunidade, prefeitos do Civap destacaram que o Consórcio está sempre disponível para auxiliar Assis e região. Embora a decisão de transferir a gestão seja tão somente de responsabilidade de Assis, os Prefeitos respeitaram a decisão. Eles ainda aproveitaram a oportunidade para agradecer e enaltecer o trabalho de toda equipe do Civap Saúde e colaboradores da UPA pelos anos de trabalho e de exemplo de gerenciamento, visto que muitas UPAs brasileiras se encontram fechadas por ingerências, má administração de instituições gestoras e crise financeira dos Municípios, inclusive, algumas nem tiverem suas unidades inauguradas.

Mesmo com a transição de gestão da UPA para a Prefeitura de Assis, o Civap Saúde continua como gestor da Rede de Urgência e Emergência de Assis e região, composta pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, Serviço de Atendimento Referenciado de Urgência e Emergência – NAR, este último em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, funciona no Hospital Regional de Assis e atende a 25 Municípios da região.

Para saber mais sobre o Consórcio acesse www.civap.com.br.