Enfermagem: Liga do Trauma retoma atividades
Grupo de alunos apresenta palestra em Tarumã
Os trabalhos do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema começaram na semana passada, antes mesmo da retomada das aulas.
Os estudantes que integram a chamada Liga do Trauma estiveram na quinta-feira, 28, em Tarumã (SP), realizando palestra para funcionários da área da Educação. O objetivo é capacitá-los para atendimentos emergenciais, como a imobilização correta de quem sofre uma queda.
As atividades desenvolvidas pelos futuros enfermeiros tem cunho educacional e de aprendizagem. “Os alunos são colocados em situação de urgência e emergência pré-hospitalar e também fazem palestras de capacitação e engajamento”, explica a coordenadora do curso de Enfermagem da Fema Rosângela Gonçalves da Silva. “É o elo entre os estudantes e a comunidade. Associamos teoria e prática concomitantemente para um efeito melhor de aprendizado.”
O projeto é uma extensão do curso, como já acontece com a Clínica de Enfermagem. A ideia surgiu em outubro de 2015 durante a Semana Acadêmica em parceria com o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de Assis. A equipe é formada por quatro professores e 12 alunos, selecionados entre os mais de 70 candidatos que foram submetidos a provas teóricas e práticas.
A Liga do Trauma conta com diversos eventos distribuídos ao longo do ano. Desde novembro, já participou de ações em Assis e cidades vizinhas, dentre elas Ibirarema, Ourinhos, Palmital e Tarumã, atendendo a convites para palestras educacionais. O time, inclusive, confeccionou camiseta personalizada e, em breve, terá macacão customizado para atuar em plantões junto ao SAMU.
Os estudantes da liga serão renovados a cada dois anos. Caberá a eles capacitar os próximos grupos e, dessa forma, motivá-los e integrá-los a todo projeto. “Os alunos trabalham por prazer e pela vontade de aprender e dividir os conhecimentos”, diz a professora Rosângela Gonçalves da Silva.
Silvio Moura
Assessoria de Comunicação Fema