Equipe azul vence 3ª edição da Gincana Cultural de Exatas do “Carolina Burali”
Os alunos da E. E. Dona Carolina Francini Burali – PEI participaram no último dia 2, da 3ª edição da Gincana Cultural da área de Exatas. O evento foi coordenado pelo professor coordenador da área, Luiz Eugênio Fontana e pelos professores Andresa Cristina Gomes Ribeiro, Aparecida Terezinha Pires Camargo, Eva Cristina Aurélio Menezes, Luciane Dourado Dos Santos, Maria Aparecida Martins, Patrícia Harder e Willen Ribeiro do Prado, com o apoio da Direção, Coordenação, e dos demais professores da escola além dos alunos que integram o Grêmio Estudantil, e teve como objetivo principal vivenciar situações problemas envolvendo as disciplinas de Matemática, Química, Física, Biologia e Ciências de uma forma divertida e lúdica, contemplando habilidades e competências presentes no Currículo Oficial do Estado de São Paulo.
Segundo Fontana, quatro equipes foram formadas, sendo que cada uma delas foi caracterizada por uma cor (verde, amarelo, azul e vermelho), e todas elas tinham alunos tanto do ensino médio quanto do fundamental e assim as provas eram adequadas por níveis de escolaridade, para que todos pudessem desenvolver o protagonismo participando efetivamente das atividades oferecidas.
No cronograma das atividades estavam presentes algumas provas como afunda ou boia, volume dos sólidos, robótica, qual é o bicho?,desenho misterioso, carta criptografada, resolver equações, quantidade de movimento, torta na cara (perguntas relacionadas a área) entre outras, e todas as provas tinham objetivos alinhados aos Guias de Aprendizagens das diversas disciplinas da área de exatas.
Ao final de todas as atividades, foi divulgada a pontuação, na qual a equipe azul se efetivou como vencedora da gincana, e será premiada com um café da tarde e cinema com data a ser definida.
Segundo o professor coordenador, o resultado foi plenamente satisfatório, ficando evidente a apreciação dos alunos pela forma de aprender de uma maneira diferente, fora da sala de aula, com atividades diversificadas e jogos desenvolvidos com procedimentos motivadores.
“É pelo jogo e pelo brinquedo que crescem a alma e a inteligência” (Chateau,1908).