“Está na hora de ter um Centro de Zoonoses em Assis”, alerta Arlindo do Raio X
O vereador Arlindo Alves de Souza, Arlindo do Raio X, subiu a tribuna da Câmara Municipal de Assis nesta segunda-feira, dia 15 de fevereiro para fazer um alerta sobre o elevado número de animais abandonados na cidade, causando muita preocupação na população.
O vereador considera em um requerimento enviado ao Executivo que, várias cidades do Estado já criaram esse importante serviço que tem a finalidade de minimizar este grave problema e outros como: proliferação do mosquito da dengue, caramujos africanos, através de recolhimento de materiais inservíveis.
Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) são unidades de saúde pública que têm como atribuição fundamental prevenir e controlar as zoonoses (como raiva e o calazar, além da dengue e doença de Chagas), desenvolvendo sistemas de vigilância sanitária e epidemiológica.
Os mesmos desempenham suas funções através do controle de populações de animais domésticos (cães, gatos e animais de grande porte) e controle de populações de animais sinantrópicos. Essa ação é baseada em trabalhos educativos, procurando esclarecer e contar com a colaboração e participação de toda a sociedade, complementada por ações legais e fiscais.
Em nível local, nacional e internacional, os CCZ elaboram e organizam constantemente programas de treinamento, estágios, atualização e intercâmbio entre os profissionais que atuam nesta área específica.
Não é permitido aos Centros de Controle de Zoonoses praticar a eutanásia em animais saudáveis, apenas aos que comprovadamente apresentem doenças em que haja indicação por leis, e este ato deve seguir as recomendações éticas do CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária”. (Fonte: Wikipédia)