Estado autoriza contratação de 5,4 mil soldados para a Polícia Militar

O governador João Doria autorizou, na sexta-feira, 29, a abertura de concursos para a contratação de 5,4 mil soldados de 2ª classe, para a Polícia Militar. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado (DOE). O anúncio ocorreu em coletiva de imprensa, após reunião de secretariado, no Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi. Doria destacou a qualidade da polícia estadual: “A PM de São Paulo já é reconhecida como a melhor PM do país e há muitos anos aguardava pela oportunidade de fazer a convocação de mais futuros policiais militares”.

O objetivo do governo estadual é programar a reposição do efetivo, por meio de um planejamento dos próximos anos. Foram autorizados dois concursos, para selecionar 2.700 soldados cada, previstos para maio e novembro de 2020. O secretário Executivo da Polícia Militar da Secretaria de Segurança Pública, coronel Álvaro Batista Camilo, destacou: “Isso demonstra gestão e ação concreta do governo, para completar o efetivo”.

O soldado atua diretamente nas ruas, nos diversos programas de patrulhamento preventivo e ostensivo. A remuneração inicial é de R$ 3.143,70, já com o adicional de insalubridade (R$ 691,64). A formação do soldado no curso superior de técnico de polícia ostensiva e preservação da ordem pública, na Escola Superior de Soldados (ESSd), tem um ano de duração com mais de 1.500 horas/aulas.

São 49 disciplinas dos módulos básico e específico, entre elas, direitos humanos; criminalística; tiro defensivo pela preservação da vida; defesa pessoal; inteligência policial; medicina legal; e doutrina de polícia comunitária.

No dia 15 março, o governo anunciou a nomeação de 590 soldados de 2° classe remanescentes de concurso anterior. Ainda há concursos em andamento, para o preenchimento de 5,4 mil vagas para soldados e 270, para alunos-oficiais.