Estudante realiza senso com deficientes em Maracaí

 

O estudante universitário Silas de Oliveira Damasceno realizou um censo em Maracaí para mapear o número de pessoas com deficiências na cidade e suas particularidades.

O censo teve abrangência de 66,64% dos bairros do município e foram localizadas 42 pessoas com deficiência, sendo 59,37% do sexo feminino e 40,62% do sexo masculino, com uma média de idade geral de 44 anos.

O estudo constatou que em nossa cidade temos um quadro maior de deficiência mental (46,87%), seguido pela deficiência física (28,12%) e, em sequência, a deficiência múltipla (12,5%), auditiva (6,25%) e visual (6,25%).

“O método de avaliação das deficiências foi com base nas escalas de Barthel, equilíbrio de Tinetti e Mini Mental. A participação do deficiente e ou responsável ocorreu de forma voluntária e auxiliou a evidenciar os diferentes tipos de deficiências e a funcionalidade desta população dentro do contexto social.” – disse Silas.

Os dados deste censo irão auxiliar o município a avaliar suas condições de acessibilidade e permite um maior conhecimento das necessidades e características das pessoas com deficiência de Maracaí possibilitando estudos e ações para um melhor amparo a todo portador de necessidades especiais.

Departamento de Comunicação da Prefeitura Municipal de Maracaí