Estudantes de Medicina participam do 1º Workshop do Laboratório Morfofuncional da FEMA

Atividade foi promovida pelos estudantes monitores do laboratório, sob a orientação de professoras do curso

Os estudantes da primeira a sexta etapa do curso de graduação em Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) participaram, no último dia 21 de outubro, do 1º Workshop do Laboratório Morfofuncional de Medicina, promovido pelos estudantes Pedro Henrique Maia Cardoso, Maria Fernanda Lacreta Fadel, Barbara Berrei Custódio, Laura Andrioti Henrique, e Maria Eduarda de Moraes Valverde , em parceria com as professoras Ana Cláudia Correa de Almeida e Renata Aparecida de Camargo Bittencourt, ambas docentes do curso.

De acordo com as professoras, o principal objetivo do workshop foi dar a oportunidade dos estudantes aprenderem técnicas de coleta de sangue. “Durante o curso, os monitores demonstraram como é feito todo o processo de esfregaço sanguíneo, coloração e visualização da lâmina, mostrando os componentes sanguíneos, como eletrócitos, leucócitos e plaquetas, tudo para que os estudantes pudessem compreender melhor os componentes do hemograma, que é um dos exames solicitados pelos médicos”, disse Ana Cláudia Correa de Almeida.

Renata Bittencourt também destaca que, para um primeiro workshop sobre o assunto, a recepção e a participação dos estudantes foram muito positivas. “Eles gostaram bastante desta interação com os monitores que, além do hemograma, também demonstraram técnicas de punção venosa, atividade em que os estudantes fizeram todo o processo. Para que a associação fosse completa, os monitores também utilizaram peças anatômicas e maquetes de citologia para que os estudantes pudessem identificar as artérias, veias e vasos sanguíneos”, contou.

As professoras também ressaltaram que o sucesso do 1º Workshop do Laboratório Morfofuncional da FEMA se deu, principalmente, pela atuação dos monitores. “Sem dúvidas, o diferencial deste minicurso foi a dedicação e o empenho dos nossos monitores que desenvolveram todas as atividades do workshop e nós, enquanto professoras, só estávamos no evento para dar orientações pontuais. Então, estamos muito felizes por ter estudantes tão competentes que já tenham a capacidade de ensinar, aprender de forma que possam compartilhar saberes juntos”, finalizou Renata.

SIGA FEMA ASSIS 

SIGA FEMA ASSIS 

VISITE NOSSO BLOG